Decor Econômica: Reaproveitamento de Móveis

Reaproveitar é a palavra chave, principalmente quando você quer uma decoração barata, mas de grande efeito. Muitas vezes temos um móvel que já está desgastadinho, sem graça e você nem quer mais ele por perto. Ou na casa de um parente, um amigo tem uma peça sobrando ou mesmo, em bazares, brechós é possível encontrar um móvel que já teve dias melhores, mas que ainda preserva um bom desenho, estilo e pode ganhar vida nova com uma pequena reforma.

Eu já fiz muito isso e ainda sou uma defensora do móveis mais antiguinhos, mas antes de comprá-los, vão algumas dicas:

  • Verifique se o móvel não está com cupim – o pozinho que os cupins deixam e pequenos furos na madeira indicam a presença do inseto que além de condenar o móvel ainda pode passar para outras peças de madeira da sua casa. Nem pensar!
  • Cheque se os móveis não foram remendados. Em geral, usa-se parafusos para prender as partes de um móvel de madeira, se há pregos em outros lugares é sinal de que, provavelmente, o móvel já foi desmontado muitas vezes. Quando isso acontece, as prateleiras, por exemplo, não se fixam como deveriam e caem com frequência quando se coloca peso sobre elas.
  • Móveis que tem partes “inchadas” provavelmente pegaram umidade e não devem ser adquiridos, pois irão se deteriorar rapidamente.
  • Não é recomendável escolher móveis de aglomerado para suportar muito peso, como uma estante de livros por exemplo, para isso prefira os de madeira ou MDF de boa qualidade.
  • Também é importante analisar as gavetas, verificando se correm bem e se as corrediças estão em bom estado. Abra as portas e teste dobradiças e o equilíbrio do móvel para ver se não se inclina ou balança com o movimento e se as peças não estão empenadas.

Se estiver em bom estado, peças como cadeiras de design, móveis clássicos como uma poltrona Luiz XV ou uma poltrona com pés cabriolet, sempre vale a pena porque podem ser repaginadas e dar personalidade ao seu ambiente. Usar cores fortes, tecidos chamativos, puxadores charmosos podem fazer um móvel antigo remoçar de imediato!

Tambpem é legal dar um novo uso à peça. Uma cômoda pode ser usada comoc riado mudo, ao lado da cama ou na cozinha para guardar faqueiros ou toalhas de mesa ou ainda, na sala como bar e cadeiras de modelos e cores diferentes podem conviver muito bem na mesma mesa de jantar. Experimente!

Agora que você já sabe como escolher os móveis, veja algumas ideias de reaproveitamento deles com muito charme

images (2).jpg

moveis-antigos-repAGINADOS.jpg

70fceb0a629d17f56a5c81bb31d2d136.jpg

157107746.jpg

0,,65747553-EXH,00.jpg

cadeira-color-13.jpg

cadeira poltrona retaurada azul e colorido.jpg
0,,65747553-EXH,00.jpg

132_foto1_imagem1

 

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

Imagens: Minha Casa, Casa & Jardim, Suvinil, Viver Bem, Living etc, Decor 8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s