Como escolher bem os seus tapetes

Todo mundo sabe que um tapete deixa o ambiente muito mais aconchegante, mas não é só isso. O tapete complementa a decoração, delimita ambientes, protege o piso, aquece o ambiente e deixa tudo mais lindo, é claro. Mas, para isso é preciso escolher bem o tapete, porque uma medida errada pode comprometer todo o conjunto.

Também é preciso ter cuidado com o material, cor e estampas para que o tapete fique em harmonia com o restante dos itens que compõem a decoração. Por isso, listei algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de escolher tapetes para sua casa:

1- Deixe para escolher o tapete por último. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa. Também não tem perigo de errar nas medidas depois que o sofá ou a cama já estiverem posicionados.

28.jpg

cd2c88_c6d8e1787490437680c3c4bd96e805f8

2 – Caso a ideia seja valorizar um tapete que é uma verdadeira obra de arte, o projeto pode começar a partir dele.

7182502_UHNY0

3 – Se for colocar mais de um tapete no mesmo ambiente fique atento. Se uma das opções for estampada, invista em outras mais discretas.

611.jpg

4 – As peças devem seguir a mesma gama de tons do restante da decoração.

cd2c88_69b95fd8d5b84c6faee5f29dcf1b9af1

5 – Tapetes peludos são apostas aconchegantes interessantes para salas mais reservadas, home theaters e dormitórios, pois são mais difíceis de limpar.

tapete-peludo-sala-quarto-branco-com-bege-claro-200x120m-807411-MLB20569694454_012016-F.jpg

6 – Tapetes de fibras sintéticas são os mais resistentes e os mais indicados para quem pessoas alérgicas.

tapete7.jpg

7 – A melhor opção para casas com crianças e animais de estimação é um tapete mais escuro, que disfarça melhor possíveis sujeiras. Nesse caso, a decoração do resto do ambiente deve priorizar tons claros.

21618-sala-de-estar-apartamento-em-santo-antonio-belo-horizonte-casa-aberta-viva-decora.jpg

8 – Na sala de TV ou de estar, o tapete deve ficar preso embaixo do sofá. O ideal é que, ao menos, 10 cm de tapete esteja embaixo do sofá. E também é importante que ele tenha, ao menos 30 cm a mais que a medida total de seu sofá, deixando sobrar 15 cm nas laterais. Ou caso ele esteja encostado na parede em uma das laterais, deixe sobrar 15 cm na lateral que está exposta.

7r3qyhgrur7g3le9xyq0wayd4

9 – Para a sala de jantar, o correto é que a medida do tapete seja suficiente para manter as cadeiras sobre ele, mesmo quando alguém estiver sentado, por isso, escolha um tapete que tenha a medida da mesa + 60cm de cada lado. E prefira tapetes de fibra sintética e com pelos baixos para facilitar a limpeza.

in-house-52.jpg

10 – No quarto, você pode optar por tapetes pequenos nas laterais da cama ou um tapete grande que fique sobre a cama, o que deixa o ambiente mais elegante e aconchegante. Porém não é recomendado para locais onde durmam pessoas alérgicas por acumularem mais poeira. Neste segundo caso, o tapete deve ter 1,20m a mais do que a medida da cama para que sobrem 60cm de cada lado e também devem sobrar na frente da cama, no mínimo 60cm de tapete.

Imagem-11-quarto.jpgcama-dois-tapetes.jpg

11-  Para o banheiro, escolha um tapete emborrachados ou de tecido com fita antiderrapante embaixo.

aroeira basica_635367989989980323.jpg

 

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: Aroeira Home, Viva Decora, Casa & Jardim, Homens da Casa, Casa Claudia, Minha Casa

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s