Organize-se: Despensa em ordem significa economia

Lindo seria todo mundo ter uma despensa em casa, separada dos demais ambientes, cheia de prateleiras e com muito espaço pra deixar tudo organizado e à vista. Mas, o que a maioria das pessoas tem mesmo é um armário reservado para os alimentos.

Ainda assim, é importante ter tudo arrumado, setorizado e limpo. Desta forma, fica mais fácil encontrar as coisas, sem perder tempo e sem comprar itens desnecessários, que você já tem em casa. Desta forma, você não perde os prazos de validade e não gasta dinheiro à toa.

Eu selecionei algumas dicas que são importantes para ter a despensa sempre arrumadinha, seja ela grande e linda, seja ela apenas um armário na cozinha.

1-  Comece esvaziando o espaço para que você possa limpá-lo e definir a melhor forma de guardar os itens.

2- Faça uma super limpeza e aproveite para checar o prazo de validade dos alimentos e jogar fora o que já passou da data.

3-  Providencie organizadores, que podem ser cestos de plástico ou palha, organizadores de acrílico ou mesmo, potes de vidro reaproveitados (de conservas), potes de sorvetes, caixas plásticas etc.

11755156_863329480421623_1745610356862121321_n.jpg

organised-pantry.jpg

WWL-oxo-pop-containers_lg.jpg

4- Organize os alimentos por “famílias”: arroz/ feijão/ farinhas, macarrão/molhos, caixinhas de leite/sucos, enlatados, temperos, doces/biscoitos, lanchinhos das crianças, balas e bombons etc.

despensa-ve3 (1).png

5- Os alimentos que são consumidos com mais frequência também devem ficar ao alcance das mão, na frente dos que são menos usados.

6 – Os alimentos devem ser organizados com a embalagem virada para a frente e por ordem de validade.

 

 

7 – Se o espaço é pequeno, faça compras menores para que os alimentos não fiquem entulhados e bagunçados. Compre o que precisa, pensando no espaço que terá para armazenar.

DESPENSA-2

8 – Arroz, feijão, café, macarrão, farinhas e outros alimentos que são usados frequentemente, devem ser retirados das embalagens originais porque depois de abertas não oferecem mais segurança quanto à higiene, entrada de insetos etc.

Potes com mantimentos 2.jpg

9 – Itens pequenos como caixas de gelatina, misturas para sopas, temperos etc  podem ser agrupados por tipos em cestas plásticas ou potes de sorvete.

55eb64613825e35592fd75c8a73165e3

 

10 – Ter uma lousa ou um bloco de papel e caneta na despensa é bem interessante. Conforme os itens vão acabando, você vai anotando e na hora de ir ao supermercado já terá uma lista pronta e não correrá o risco de esquecer alguma coisa.

3881c8a2737029dd7e0cf45f80545900.jpg

11 – Líquidos, como sucos, leite, refrigerantes devem ser guardados nas prateleiras mais baixas por conta do peso maior.

artedespensa4.jpg

12 – Se a sua despensa fica em um armário, não hesite em usar as portas também – cestos ou aramados instalados nas portas podem armazenar itens menores e mais estreitos, garantindo maior aproveitamento dos espaços.

230806_253073654815599_1014051633_n.jpg

DSC08132.JPG

 

 

13 – É legal ter também um cesto só para os descartáveis, como guardanapos, papel alumínio, papel filme, canudos etc.

 

14 – Guarde produtos de limpeza longe dos alimentos, se possível em um armário na lavanderia, por exemplo. O cheiro dos produtos de limpeza podem “grudar” nos alimentos e isso é muito desagradável.

15 – Guardar os alimentos sempre limpos é extremamente importante. Assim que chegar do mercado, higienize todas as embalagens, afinal as condições de higiene nos supermercados nem sempre são as recomendadas. Eu limpo tudo com álcool antes de guardar os alimentos na despensa ou geladeira.

Nestes posts têm mais algumas dicas para a sua despensa:

Potes de Vidro na Despensa

Higiene dos Alimentos

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

fotos: Claudia Medeiros, Oz, Organize sem Frescuras, Tu Organizas, BBel

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s