Organize-se: A importância de planejar o cardápio da semana

Muita gente acredita que organizar é algo que dá trabalho. Não dá! Depois que você se acostuma tudo fica mais fácil.

Eu, como boa parte das mulheres, trabalho cerca de 12 horas por dia (sou designer de interiores e jornalista) e como sou autônoma, não tenho horário fixo, às vezes saio de casa muito cedo e só volto à noite. Tenho dois filhos, uma de 21 anos e um de 9, cuido da casa sem nenhuma ajuda, não tenho empregada ou faxineira e fiz esta opçõa para economizar e poder administrar melhor minha casa. Por isso, sei como é importante manter uma rotina bem organizada para que tudo funcione super bem.

Além de tentar manter a casa sempre em ordem (sou virginiana), cuidar das roupas e da rotina dos filhos, ainda tem a comida de todo santo dia. E eu considero essa a parte mais chata, porque não é só cozinhar, é planejar, fazer compras, pensar nas combinações, naquilo que os filhos gostam, enfim, cansativo!

Por isso, acredito que criar um cardápio semanal é a melhor solução, como fazer?

– O ideal é usar tudo o que tem em casa para não ter desperdício e fazer economia.

– Aproveite as promoções dos supermercados para agendar suas compras, geralmente eles têm um dia de sacolão, um dia de carnes etc e acompanhe tudo pelos jornaizinhos que são distribuídos – vale, por exemplo, comprar mais ovos em uma semana se o preço estiver realmente bom e planejar receitas com eles para economizar

– Compre apenas aquilo que você e sua família consumam mesmo, nada de comprar por impulso e depois jogar fora. É claro que você pode e deve experimentar coisas novas, mas nestes casos compre sempre em pequenas quantidades.

– Aproveite os produtos da estação: frutas e legumes ficam mais baratos e estão mais frescos.

– Pense na refeição completa: arroz, feijão ou massa, saladas, carne e demais acompanhamentos.

– Uma coisa que faço em casa e que ajuda muito é deixar boa parte dos pratos pré-prontos. No final de semana, tiro um tempo (levo cerca de 2 horas e meia) e deixo as folhas das saladas lavadas, os legumes cozidos, feijão, soja, tudo pronto. Assim, durante a semana a correria é bem menor.

– Neste final de semana, cozinhei feijão e congelei em porções. Também cozinhei e congelei soja e mandioca. A banana, que estava mais pra lá do que pra cá, também foi congelada em rodelas e vai servir pra fazer bolos, vitaminas ou smoothies (zero desperdício!)

Feijão pro mês todo

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Mandioca, soja e banana congeladas

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– Também cozinhei e separei em potinhos: cenoura, vagem, mandioquinha, chuchu, abobrinha italiana, espinafre e beringela (com esta já deixe a saladinha pronta). E, para ter mais opções, assei duas tortas, uma de espinafre e outra de palmito e também cozinhei carne de panela e já congelei em porções. Com isso, boa parte do cardápio da semana já está pronta.

Mandioquinha, vagem, chuchu, espinafre, cenoura, abobrinha italiana, pepino e beringela em salada)

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Tortas de Palmito e Espinafre

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– Além da praticidade e de ter opções saudáveis para as refeições, você ganha tempo, faz sujeira e bagunça de uma só vez e economiza gás, pois ao invés de assar uma torta, por exemplo, você assa duas ou três, com o mesmo consumo de gás. Eu acho que vale super a pena!

– É claro que aqui em casa também entra comida e congelados industrializados, já que tem horas que só a pizza salva e eu também acho super válido comprar certas coisas prontas, como: pão de queijo para assar, batatas pré-fritas (que aqui em casa vão pro forno), tortas e pizzas pré-assadas, seleta de legumes e brócolis congelados etc. O importante é estar com o freezer, a geladeira e a despensa abastecidos de acordo com o cardápio da semana que você planejou, não tem nada pior que ir preparar uma receita e descobrir que não tem o que precisa.

Freezer organizadinho

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-Tenha muitos potinhos com tampa (tipo tupperware) e saquinhos próprios para congelamento. Para tortas, uma coisa que pretendo adotar é comprar aquelas assadeiras descartáveis, de papel alumínio – facilitam muito!

-Cozinhe os legumes “al dente”, além de menor desperdício de nutrientes, na hora de finalizá-los em alguma receita, não ficarão cozidos demais. Carne de panela, eu congelo apenas com o caldo, depois na hora de servir, acrescento batatas ou outro legume, por exemplo.

Carne de panela

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Imagens: Claudia Medeiros

 

 

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2 pensamentos sobre “Organize-se: A importância de planejar o cardápio da semana

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