Organize-se: Como manter o quarto das crianças em ordem

Se para ter uma casa em ordem é necessário alguns cuidados, para o quarto das crianças é preciso muito mais.

Além de roupas e material de estudo, a maioria tem muitos brinquedos, o que exige muita organização para que as crianças possam usar o que tem, mas que também possam encontrar tudo o que tem.

Eu tenho um filho de 9 anos, que é louco por Lego e outros brinquedos em miniatura, são peças super pequenas que guardamos de forma separada para que ele possa encontrar todas facilmente, mas que com o passar do tempo, acabam ficando misturadas, por isso, a cada 30 dias, fazemos um faxinão – nós dois, pois ele já tem idade suficiente para cuidar de suas próprias coisas.

Este é o segredo, além de criar uma forma organizada de guardar as coisas, de tempos em tempos é preciso tirar um dia para reorganizar tudo, não tem outro jeito!

Vamos às dicas:

Sempre comece fazendo uma triagem – brinquedos quebrados ou faltando peças devem ir para o lixo, brinquedos que já não são adequados à idade da criança ou pelos quais ela não tenha mais interesse, mas que estão em bom estado devem ser doados para fazerem outras crianças felizes. Com isso, você já elimina o que não tem uso e ganha espaço.

Caixas organizadoras transparentes – uma das melhores soluções para os brinquedos da criançada, você pode até colocar etiquetas na frente para não ter perigo de fazer confusão. Use uma para cada tipo de brinquedo: Lego, carrinhos, bonecos, dinossauros etc

2.jpeg

ideias-quarto-5

Caixotes de feira –  eu não sou super fã destes caixotes, mas confesso que já usei para guardar brinquedos dos filhos. Para deixá-los mais atraentes, vale pintá-los de forma colorida ou encapá-los com tecidinhos charmosos.

organizacao-brinquedos-7

Atrás das portas – com os imóveis cada vez menores, é preciso buscar alternativas, o espaço atrás da porta não pode ser descartado. Sapateiras plásticas podem ser uma forma interessante de guardar brinquedos, livros pequenos e até material escolar.

ideias-quarto-11

Camas com gavetas  – são ótimas para guardar caixas de jogos e outros itens, mas se você não tem gavetas, não desperdice o espaço sob as camas, use as caixas plásticas e mantenha tudo em ordem.

cama-19.jpg

DSC06544.JPG

Cestos, organizadores de gavetas e potes de cozinha também podem ser usados para material escolar  e brinquedos de diferentes tamanhos – a dica é agrupá-los por tipo, nunca misturar.

quarto brinquedo

ideias-quarto-6

Prateleiras – Muitos brinquedos acabam sendo decorativos também e deixando os quartos com mais cara de “criança”, uma forma legal de expôr e organizar os mais bacanas é usando prateleiras. Quando é possível fazer um móvel planejado para deixar as coisas ainda mais organizadas e bonitas, melhor ainda!

a6677d56ed0d0fcb020f05b44c874893

Estimular a leitura é fundamental – os livros devem ficar ao alcance dos olhos e das mãos para que a criança possa acessá-los sempre que tiver vontade.

estante de brinquedos

estante-infantil1

Bichos de pelúcia também são decorativos, mas devem estar sempre limpos. Para a limpeza frequente, higienize com bicarbonato de sódio: coloque todos os bichos dentro de um saco, polvilhe bicarbonato dentro do saco, feche, sacuda deixe agir por 30 minutos. Dê umas sacudidas de vez em quando. Já a lavagem na máquina deve acontecer pelo menos a cada 4 meses.

tumblr_inline_n2yoqadLMh1qb4lce.jpg

 

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

 Imagens: Oz, Organize-se, Decor 8, Lucy Mizael, Tu Organizas

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s