Organize-se: Itens da casa que devem ser limpos sempre, mas que muita gente esquece

A limpeza da casa não é necessária apenas por uma questão de estética, mas principalmente por questões de saúde. A casa que não é limpa adequadamente pode se tornar um foco de doenças que nem sempre relacionamos com a higiene.

Quando realizamos a limpeza diária ou a faxina semanal, muitas vezes esquecemos de alguns itens que precisam ser limpos com frequência para evitar o aparecimento de bactérias e a contaminação cruzada. Por isso fiz uma lista destes itens para que nossas casa fiquem realmente limpas:

Maçanetas, puxadores, corrimãos, torneiras e interruptores – Todo lugar que nossas mãos tocam podem se tornar um possível foco de bactérias, já quem nem sempre nossas mãos estão limpas. O ideal é usar álcool ou a minha misturinha mágica (veja a receita no final do post).

Puxador-perfil-Colegatto.jpg

Microondas – a limpeza deve ser realizada sempre que estiver sujo. Uma dica é colocar um potinho de vidro ou louça com água e duas colheres de sopa de vinagre branco de álcool e ligar o microondas por três minutos. Depois basta passar um paninho e tirar o excesso de produto. O prato deve ser lavador normalmente com detergente e água.

Geladeira – deve ser limpa uma vez a cada quinze dias – água com algumas gotas de detergente neutro é o necessário para a limpeza interna e externa. Prateleiras e outras partes removíveis devem ser lavadas com detergente e água corrente. Aproveite a limpeza para verificar data de validade dos itens guardados.

como-limpar-geladeira-geladeira-136159136-T.jpg

Fogão – O ideal é limpá-lo logo após o uso para que a gordura não fique impregnada, tornando a limpeza mais difícil. Semanalmente é importante fazer uma  limpeza mais profunda, usando detergente ou se o fogão estiver muito engordurado, deixe um pouco de vinagre sobre ele por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja.

Cesto de lixo –  Deve ser lavado uma vez na semana ou sempre que necessário e o saquinho deve ser trocado todos os dias.

images

Cortinas – Se forem fáceis de serem lavadas em casa, sugiro a lavagem a cada dois meses. Se for necessário lavagem profissional, devem ser lavadas a cada 6  meses

Almofadas – As capas devem ser lavadas uma vez por mês e o recheio deve ficar no sol enquanto as capas estiverem sendo lavadas.

Tapetes – Os de banheiro e cozinha devem ser lavados semanalmente e os tapetes maiores, como os de sala, por exemplo, devem ser lavados a cada 4 meses. Para uma limpeza periódica dos tapetes, espalhe um pouco de bicarbonato sobre ele, deixe em repouso por uma hora e depois passe o aspirador. A sujeira mais superficial e o mau cheiro desaparecerão.

limpeza-para-tapetes-5.jpg

Poltronas e Sofás – Passar aspirador uma vez por semana ajuda bastante e usar a misturinha que elimina mau cheiro e bactérias (ver no final do post) também ajuda a eliminar bactérias e parte dos ácaros.

Colchão – Para reduzir a quantidade de ácaros, prepare a seguinte solução: 3 litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique em colchões e travesseiros com uma esponja, tomando cuidado para não encharcar. Depois da limpeza, as peças devem ser mantidas em local bem ventilado até secarem totalmente.

limpeza_de_colchao.jpg

Máquina de lavar louça – Uma vez na semana coloque na máquina 3 colheres de vinagre branco e 40 ml de água sanitária e acione o comando da pré-lavagem. mantenha o filtro sempre limpo e sem resíduos.

Vassouras, rodos, escovas de limpeza e outros itens – Após a faxina semanal, é muito importante limpar também os itens que foram usados para limpar a casa. Eu encho um balde grande com água limpa e 10% da quantidade de água sanitária e coloco tudo lá dentro: vassouras, rodos, pazinhas, escovas de vaso sanitário, esponjas, tudo. Depois enxaguo e deixo secar bem. Também é importante retirar cabelos e outros resíduos que ficarem nas vassouras e esponjas.

Panos de chão – Devem ser deixados de molho por cerca de 30 minutos em água limpa e água sanitária e depois lavados com sabão e colocados para secar bem antes de guardá-los.

 

*Misturinha para limpeza de sofás, poltronas e tecidos em geral

(dá para usar também nos estofados do carro, tapetes e etc)

1 litro de água

½ copo de vinagre

4 copos de álcool

1 colher (sopa) de bicarbonato

1 colher (sopa) de amaciante de roupas

Misture e aplique com um borrifador sobre tecidos em geral e deixe secar.

 

* Misturinha Desinfetante

(gosto de borrifar em locais que precisam de uma limpeza mais profunda, espirro, deixo alguns minutos e passo um pano limpo. Todas as noites, depois do último uso, borrifo essa mistura no vaso sanitário, pia e torneira do banheiro, no dia seguinte, já estão limpos. E também borrifo dentro das lixeiras a cada troca do saquinho)

1/4 de água sanitária

1/4 de desinfetante perfumado

2/4 de água

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

fotos: M de Mulher, Westwing, Leo Madeiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s