Organize-se: Os milagres do Bicarbonato na limpeza

Na semana passada, eu falei aqui no blog sobre os inúmeros usos do vinagre na limpeza da casa. O post fez muito sucesso porque afinal usar vinagre é uma forma eficiente, econômica e que facilita a vida de quem é alérgico aos produtos de limpeza.
Nesta semana tem mais dicas de limpeza, desta vez com o Bicarbonato de Sódio, que também é outro produto super bacana para as mais diferentes formas de limpeza.

Olha só que lista legal:

1 – Mau cheiro na geladeira – Se sua geladeira está com cheiro estranho é bom verificar se não tem algum alimento estragado, mas caso você não encontre nada, o bicarbonato pode ajudar. Coloque um potinho sem tampa com bicarbonato de sódio. Ele vai absorver todo o cheiro ruim.

Bicarbonato_sossolteiros.jpg
2 – Limpeza de Microondas – Se o seu microondas está muito sujo, uma alternativa é espalhar um pouco de bicarbonato em uma esponja macia e úmida e esfregar suavemente as paredes internas e depois retirar o excesso de pó com um pano úmido. O mesmo vale para limpeza do fogão e outras superfícies engorduradas.
3 – Limpeza de Forno – Limpar forno não é tarefa fácil. Se o seu está muito sujo, prepare uma pastinha usando água e uma quantidade de bicarbonato que cubra todas as paredes do forno, espalhe a pasta por todas as paredes internas e deixe durante toda uma noite. No outro dia esfregue com uma esponja e limpe com um pano úmido.

w500h500_723521-baking-soda-300x300.png
4 – Para desentupir ralos – A dupla vinagre + bicarbonato é muito poderosa para desentupimentos, basta jogar meia xícara de cada produto no ralo, deixar por meia hora sem uso e depois jogar muita agua fervente. Se você fizer isso mensalmente, o ralo da cozinha ou do banheiro ficará sempre limpo.
5 – Louças e panelas muito sujas – Misture na esponja, junto ao detergente, um pouco de bicarbonato, ele ajuda a reduzir a gordura dos alimentos nos pratos, panelas e frigideiras. Para panelas com restos de comida grudada, deixe de molho por um tempo com bicarbonato de sódio, detergente e água e depois coloque bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue.

1a1.jpg

6 – Para tirar manchas e cheiro de café de garrafas térmicas – Encha a garrafa com água quente e 4 colheres (sopa) de bicarbonato, feche e deixe por uma noite. Depois lave normalmente.

7 – Para deixar panelas e assadeiras brilhando – Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato e um pouco de água e deixar agir por duas horas. Depois é só lavar normalmente.

8 – Abrasivo suave para limpeza – Funciona muito bem na limpeza de superfícies, como em banheiras, azulejos e pias, mesmo em caso de fibra de vidro e azulejo brilhante, não risca. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida, esfregue suavemente e depois enxague bem.

 
9 – Para higienizar quase tudo – O bicarbonato de sódio é um ótimo bactericida e você pode usá-lo para lavar tábua de carne, pias, cesto de lixo e fogão. Frutas e legumes e também esponjas usadas de cozinha ou da lavanderia, além de escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1 colher (sopa) água sanitária em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.

 
10 – Limpeza de móveis e paredes – Você pode limpar e remover as marcas de paredes e móveis pintados usando o bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregando levemente. Em seguida, limpe com um pano seco.

 
11 – Lavagem de Roupas – Para aumentar a potência do sabão. Acrescente na máquina na hora da lavagem, meia xícara de bicarbonato. Ele ajuda a desencardir suas roupas.

 
12 – Limpeza de Rejunte de Azulejos – Para limpar rejunte, misture uma colher de bicarbonato com metade de um limão ou vinagre branco, aplique no rejunte e deixe agir por, no mínimo 5 minutos, depois lave bem.

 

dsc03875.jpg
13 – Limpeza de óleo ou combustível no piso da garagem – Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a mancha e esfregue com uma escova molhada.

 
14 – Acabar com o chulé – Para acabar com o mau cheiro dos calçados, durante a noite, espalhe bicarbonato no interior dos sapatos e deixe-os descansar. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe com um pano seco e o cheiro desaparecerá.

 
15 – Tirar manchas do carpete – Para tirar manchas de gordura de carpetes e tapetes, faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue na área afetada. Enxague com água.

dicas_limpeza_16.jpg
16 – Limpeza de acessórios de prata – Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato para uma parte de água. Esfregue a mistura em cada item e depois enxágue com água morna. Seque com um pano macio até dar brilho.

 

Aqui e aqui tem dicas super bacanas da Flávia Ferrari de usos incríveis do Bicarbonato, já assistiu?

E no canal da Flávia no Youtube tem muitos mais dicas super úteis no seu dia a dia, eu adoro! Clica aqui e vai lá ver! Além das dicas que estão no Decoracasas

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

Fotos: Claudia Medeiros, SOS Solteiros, Por um Mundo Melhor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s