Organize-se: O vinagre faz milagres na sua casa!

Muita gente tem alergia a produtos de limpeza e sofre sem conseguir encontrar uma alternativa para limpar a casa. E de fato, alguns produtos são mais agressivos mesmo, pois contêm substâncias que podem causar alergias na pele ou problemas respiratórios, como rinites e sinusites.

O vinagre é uma alternativa super eficiente e também muito econômica para muitos probleminhas da casa. É impressionante, mas quase tudo pode ser limpo com o vinagre. Em casa, uso o vinagre de maçã para temperar e tenho um frasco de vinagre branco de álcool no armário da lavanderia só para usar na limpeza.

Na sequência, uma lista bem grande de dicas para usar o vinagre em casa com ótimos resultados.

1 – Paredes limpas – Infelizmente são comuns nas paredes marcas de sapatos, móveis ou rabiscos das crianças. Para remover estas manchas, faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.

2 – Cheiros dos animais – Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.

3 – Rejuntes – Para limpar o mofo do rejunte dos azulejos, aplique uma boa quantidade de vinagre puro e esfregue com uma escova de dentes velha. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão.

4 – Roupas – Muitas manchas de roupas podem ser resolvidas com vinagre – antes de colocá-las para lavar, misture em um borrifador a mesma quantidade de água e vinagre  espirre sobre as manchas, deixe por 10 minutos, depois coloque a peça de molho em um balde com 5 litros de água e 1 xícara de vinagre por meia hora.Após este processo, lave normalmente. Manchas de vinho tinto, chocolate, ketchup, gordura saem rapidinho.

Para desencardir, o vinagre também é perfeito, somado ao bicarbonato de sódio faz verdadeiros milagres. Em um balde com cinco litros de água, coloque um copo de vinagre e meia xícara de  bicarbonato de sódio e deixe a peça de molho por uma hora. Depois, realize a lavagem normal.

5 – Como amaciante de roupas – Se você ou alguém de sua família é alérgico e sente coceiras e outras reações ao uso do amaciante de roupas, experimente colocar vinagre puro no compartimento da máquina. As roupas ficarão macias da mesma forma, além de desinfetadas, já que o vinagre tem efeito bactericida.. Se quiser fazer o amaciante render mais, misture um quarto de vinagre ao amaciante. Se efeito será potencializado e ele renderá mais.

passo-05-1401134885514_956x500.jpg

6 – O fim ao cheiro de mofo – Para acabar com o cheiro de mofo dos armários, esvazie todos os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água e vinagre em partes iguais em todo o guarda-roupa.

7 – Panelas – Se a comida grudou ou queimou no fundo da panela, vai ficar mais fácil remover a sujeira se você levá-la ao fogo com uma xícara de água e meia xícara de vinagre. Espere esfriar e lave normalmente.

8 – Mais brilho nos copos – Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.

9 – Para limpar a lavadora de louças – O acúmulo de sujeira na máquina faz com que ela não funcione corretamente, para impedir isso, pelo menos uma vez na semana, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.

10 – Fogão novo de novo – Se o fogão está engordurado, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando.

download (1).jpg

11 – Para limpar vidros – Misture partes iguais de vinagre branco e água morna e esfregue no vidro. Seque com um pano macio. Seus vidros vão ficar um brinco.

download.jpg

12 – Reduzir os ácaros – Ácaros podem ser reduzidos, mas nunca totalmente eliminados. Prepare uma solução caseira acaricida: três litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique-a no colchão com esponja, cuidando para não encharcar. Travesseiros podem ser higienizados da mesma forma. Depois da limpeza, as peças devem ser mantidas em local bem ventilado até secarem por inteiro.

maxresdefault.jpg

13 – Livre-se das manchas de copos – Aquelas manchas formadas pelo fundo dos copos na madeira podem ser retiradas misturando partes iguais de vinagre e azeite de oliva. Aplique na mancha com um pano macio e use outro pano limpo e macio para enxugar. Para tirar estas mesmas manchas dos móveis de couro, esfregue uma esponja (do lado macio) umedecida em com vinagre branco.

14 – Contra formigas  – evite uma invasão de formigas no interior da sua casa pulverizando vinagre ao longo de bancadas, peitoris, e outras entradas que as formigas possam usar para acessar o interior da casa.

15 – Vaso Sanitário limpo e sem cheiro – Para tirar as  manchas mais difíceis do vaso sanitário, despeje vinagre sobre as manchas e esfregue vigorosamente. Para tirar o cheiro do vaso, coloque 3 xícaras de vinagre branco e deixe por meia hora, depois é só dar descarga.

como-lavar-banheiros.jpg

16 – Para acabar com o mau cheiro de:

Cigarro ou qualquer outro cheiro ruim no ambiente – Espalhe potinhos de boca larga cheios de vinagre pelos cantos da casa. Se você colocar os potinhos antes dos fumantes chegarem, o cheiro não ficará impregnado. Isso vale para qualquer outro cheiro ruim.

Ralo –  O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo cheiro ruim, para pôr fim a isso, despeje no ralo um quarto de xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente.

Lixeiras – se mesmo depois de lavadas, as lixeiras continuarem com cheiro ruim, pingue algumas gotas de vinagre e deixe secar, o cheiro desaparecerá

Potes Plásticos – Em potes plásticos que absorveram o cheiro de alimentos, como alho ou peixe, você deve colocar uma mistura que contenha a mesma quantidade de água e vinagre. Em seguida, enxágue-os  e lave.Se o cheiro for muito forte, coloque vinagre puro e deixe de molho por 15 minutos, depois lave normalmente.

Tira Cheiro de Tudo – Esta eu uso nos locais onde as gatas fazem xixi, na poltrona que a cachorra gosta de ficar, nos bancos do carro, no tapete, enfim, em qualquer tecido que não esteja muito cheiroso. O mau cheiro some quase que imediatamente.

Misturinha Mágica

1 litro de água

½ copo de vinagre

4 copos de álcool

1 colher (sopa) de bicarbonato

1 colher (sopa) de amaciante de roupas

Misture e aplique com um borrifador sobre tecidos em geral e deixe secar.

 

Se além de todas estas dicas, você quiser ver outros usos para o vinagre, assista este vídeo da minha amiga Flávia Ferrari, que sempre arrasa nas dicas:

 

E no canal da Flávia no Youtube tem muitos mais dicas, adoro! Clica aqui e vai lá ver!

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

Fotos: M de Mulher, Mulher.uol

Anúncios

4 pensamentos sobre “Organize-se: O vinagre faz milagres na sua casa!

  1. Muito boas as dicas! Eu já usava a miatura para retirar com facilidade manchas de sangue. E para abrilhantar vidros. As demais não conhecia. Vou divulgar.

  2. Pingback: Organize-se: Os milagres do Bicarbonato na limpeza | se fosse na minha casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s