Organize-se e tenha a casa dos seus sonhos

Todo mundo se imagina na casa dos sonhos, alguns já conseguiram e outros ainda estão sonhando. Vale a pena sonhar, é claro! Sair do aluguel, por exemplo, para muitos é realizar parte deste sonho. Mas, muita gente reclama da casa que tem, que não é tão bacana, tão grande, tão confortável ou tão luxuosa quanto gostaria, porém às vezes perder tanto tempo e tanta energia sonhando com a casa ideal pode não estar te ajudando em nada. Se você já tem uma casa segura onde vive em boas condições talvez seja hora de transformá-la no seu ideal, na casa dos seus sonhos.

Eu decidi que 2016 será o ano em que reclamarei menos (sou uma reclamona de mão cheia) e serei mais grata pelo que tenho. E se não tenho tudo o que quero, posso trabalhar para ter mais (sem trabalhar não tem jeito) e posso também tentar transformar o que tenho em algo muito melhor.

Ter a casa ideal, muitas vezes passa por você transformar a sua casa em um lugar melhor. Por isso, fiz uma lista de algumas coisas que podem te ajudar a ter um lar melhor do que você tem hoje.

1- Decoração com emoção – Todo mundo tem em casa peças de valor sentimental. Uma lembrança de viagem, um bibelô que foi da avó, coleções, fotos antigas, um brinquedo do filho e tudo isso podem dar personalidade à sua casa. A decoração não é feita só de peças das lojas bacanas, mas também de história. Saber valorizar um objeto cheio de significado, além de personalizar sua casa, vai te botar um sorriso no rosto sempre que passar por ele. E tem coisa melhor que isso?

0,,56472817,00.jpg

2 – A organização começa na porta da casa – Uma casa bagunçada está longe de ser a nossa “casa dos sonhos”, né? Tenha logo na entrada, um móvel para guardar o que é necessário sem permitir que a bagunça se instale: chaves, correspondência, sacolas, guarda-chuvas, tudo o que é importante, mas que não precisa ficar à mostra. E no interior da casa, tenha a preocupação de manter apenas o que usa com frequência, se desfazer de objetos, roupas e outras coisas sem utilidade abre espaço e faz as energias boas circularem. Veja neste post tudo o que você pode jogar fora hoje mesmo.

3 – Casa cheirosa – Uma coisa que me dá um prazer imenso é uma casa perfumada. Colocar sachês nas gavetas onde ficarão as roupas de cama, por exemplo garantirão quartos mais cheirosinhos e agradáveis. Para perfumar roupas na hora de passar ou usar nos lençóis a cada vez que for arrumar a cama, esta misturinha é perfeita: ½ copo de álcool, 1 copo de água,  2 tampinhas de amaciante de roupas. Eu também borrifo esta misturinha nas almofadas, poltronas, cortinas, nas toalhas depois do banho (antes de colocá-las pra secar) e outros itens de tecido. A casa fica muito perfumada.

12391263_926798314074739_6057985984799396451_n.jpg

4 – Armários arrumados – Roupas e sapatos são itens que acabamos tendo em excesso e a desorganização faz com que não consigamos usar todas as peças de forma adequada. O ideal é realizar limpezas periódicas em armários e closets. Esvazie tudo completamente, limpe o piso, as paredes e prateleiras. Descarte itens que não servem mais. Divida as roupas por cores e de acordo com as estações. Providencie caixas ou gavetas para peças pequenas, como cintos, meias e cachecóis. Ao chegar em casa, deixe sapatos e roupas usados em locais ventilados antes de guardá-los.

armarioarrumado-2.jpg

5 – Heróis da limpeza – Bicarbonato de sódio e vinagre branco são essenciais na limpeza de uma casa. Além de serem produtos baratos, promovem uma higienização mais eficiente que muitos produtos de limpeza.

O bicarbonato e o vinagre são ótimos para alvejar peças brancas. Acrescentar vinagre ao amaciante, além de deixar os tecidos mais macios, também ajuda a desinfetá-los. Você não vai conseguir acabar com os ácaros, mas pode reduzir estes bichinhos nojentos com uma receitinha caseira: três litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique no colchão e nos travesseiros com a escova, sem encharcar e deixe secar. Para suavizar o mau cheiro de tapetes e carpetes, experimente polvilhar bicarbonato sobre eles e, em seguida, passar o aspirador de pó. Veja neste post, mais receitas de misturas super eficientes na limpeza da casa.

vinagre.jpg

6 – Se as paredes falassem…. – Será que não pediriam um pintura nova? A pintura de uma parede dura, de 2 a 3 anos, dependendo da conservação, depois disso, começam a amarelar, ficar encardidas ou manchadas. Se não for possível realizar nova pintura, tente uma boa limpeza. Tintas laváveis podem ser limpas com água, detergente e esponja macia. Só não esfregue com muita força para não tirar a tinta. Se as paredes apresentam mofo, é necessária uma nova pintura. Nesse caso, pulverize uma mistura de água sanitária e água limpa em partes iguais. Deixe secar por uma hora e raspe o local. Repita a operação, espere 24 horas e somente depois aplique a tinta.

7 –  Persianas e cortinas – Uma casa empoeirada causa má impressão, além de problemas de saúde. Persianas devem ser limpas semanalmente dos dois lados da lâmina com o o bocal de escova do aspirador de pó. Cortinas devem ser lavadas mensalmente, ou no máximo a cada três meses. Se for possível lavá-las em casa, diminua o intervalo entre as lavagens para 30 dias.

670px-Clean-Horizontal-Blinds-Step-2.jpg

8 – Acabe com a umidade de armários e gavetas – Se notar sinais de mofo em armários e gavetas, esvazie-os e esfregue um pano embebido em água sanitária diluída e deixe as portas abertas por algumas horas. Se houver sapatos ou peças de roupa emboloradas, retire-as e limpe-as antes de devolvê-las ao armário. Para manter o mofo sob controle, coloque pedaços de giz escolar dentro deles.

Giz antimofo.jpg

9 – Espelhos sempre lindos – O segredo de espelhos sempre limpos é primeiro retirar a gordura com água, gotinhas de detergente e esponja. Depois, passe álcool com um pano macio que não solte fiapos, como fralda de pano ou gaze. Pronto! Nem precisa gastar com produtos específicos.

10 – Plantas são alto astral – Plantas não são apenas decorativas, elas mudam o clima de um lugar. Procure plantas que se adequem às condições de espaço, iluminação e ventilação do ambiente onde ficarão. Coloque-as em um vaso ou cachepô bacana e garanta que recebam os cuidados adequados à espécie. Cuidar de plantas, além de melhorar o astral do lugar, melhora também o astral de sua vida. Vale super a pena.

4-cj694varandas_346.jpg

11 – Luz natural – Abrir as janelas de manhã é uma forma muito eficiente de renovar o ar da casa. Permitir a entrada do sol e da luz natural melhoram o clima da casa, a aparência do ambiente e, comprovadamente fazem diferença na sua saúde e no humor. E é de graça!

 

12 – “Fui eu que fiz” – esta é uma daquelas frases mágicas que faz as pessoas se sentirem bem. Colocar a mão na massa e costurar a almofada, pintar um quadro, fazer uma manta de tricô ajudam a criar um ambiente super aconchegante na casa. Cada um tem um talento, descubra o seu e aproveite-o.

14-Ideias-de-Almofadas-Feitas-de-Patchwork-5.jpg

13 – Não se desfaça, refaça – É importante se livrar do que não usa mais, mas também é muito gratificante dar uma nova vida a algo que estava abandonado. Aquele móvel que está jogado em um canto, pode voltar a ser útil se você investir um pouco de cuidado nele. Reformar uma peça antiga pode encher o ambiente de estilo e criar um novo ponto de atenção.

tipos-tinta-pintar-movel.jpg

 

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: Claudia Medeiros, Inspire Decor, Bric Decor, Casa & Jardim, Martha Stewart, Decor8, Design Sponge
Fonte: Parte das informações do post foram retiradas da revista Casa&Jardim

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Organize-se e tenha a casa dos seus sonhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s