Suas dúvidas sobre papéis de parede respondidas por uma profissional da área

Seja nos comentários ou por email (sefossenaminhacasa@gmailcom), sempre recebo perguntas dos leitores. Nunca deixo sem resposta, afinal, desde que comecei a escrever o blog em 2007, minha intenção é ajudar quem vem até aqui ler as minhas postagens.

Nos últimos tempos, tenho recebido várias perguntas sobre papel de parede. Ele voltou à moda com tudo e muita gente tem vontade de colocar em casa, mas ainda tem dúvidas em relação à durabilidade, manutenção, como combinar etc. Como eram várias dúvidas, resolvi consultar o pessoal da Ynova Papéis de Parede, que é uma loja bem legal daqui de Campinas, onde compro meus papéis e que tem uma variedade enorme, em todos os estilos.

Quem vai responder as perguntas é a Yolanda S. Makiyama, que é Designer de Interiores da Ynova. Tenho certeza de que depois de ler as respostas, você ficará bem mais segura em escolher o papel de parede para a sua casa.

1 – Onde os papéis de parede podem ser usados e onde não devem ser usados?

Por conta da umidade, vapor e calor, o banheiro ainda é um local que não deve receber papel de parede, pois sua durabilidade será menor. O lavabo, que é um ambiente muito menos úmido que os banheiros, fica extremamente charmoso com os papéis de parede. Já a cozinha, que até há alguns anos não podia receber papel de parede, hoje já pode ser decorada com o papel. Isso se deve ao avanço na qualidade, principalmente de papéis vinílicos, que são mais resistentes e mais fáceis de limpar.

2  – Como combinar papéis de parede com o restante da decoração da casa?

Se um ambiente é clássico não significa que o papel também deve seguir esta mesma linha, ele pode ser mais contemporâneo e “casar” perfeitamente com a decoração.  Se a pessoa gostam de um pouco de cor no ambiente, o ideal é usar cores que componham bem com as cores já existentes, mas não significa, necessariamente, que tenha que ser o mesmo tom do restante. Às vezes a pessoa fica com medo de usar cor, mas pode fazer toda a diferença na decoração, utilizar um “tonzinho” diferente no papel.

WMB739HALIFAXLACE.jpg

3 – Como combinar estampas do papel com outras estampas da decoração, como tecidos do sofá, poltrona ou almofadas? 

Listras, arabescos e abstratos são mais fáceis de serem combinados a outras estampas. Misturar o floral das almofadas com o listrado do papel de parede, por exemplo, resulta em uma combinação bem harmônica. Mais uma vez, é importante prestar atenção nas cores que estão presentes no papel e nos outros itens de decoração para que não “pesem”.

GTN784VERTICALBLOSSOMS

 

4 – Quais as tendências atuais para papel de parede? 

Listras e abstratos continuam em alta. Porém, os geométricos com efeitos metalizados e as estampas em 3D são o que há de mais novo e mais interessante no momento. Mesmo em cores mais neutras, estes papéis se destacam pelo efeito que causam nas paredes e no ambiente, garantindo um ar mais contemporâneo.

ASH666GARDENPERGOLA.jpg

5 – Estampas grandes funcionam ou é mais legal usar estampas mais discretas?

Se a parede e o ambiente são grandes, as estampas maiores podem funcionar bem, porém em ambientes menores, elas podem dar um ar pesado e cansativo. Os papéis mais neutros e com estampas em tamanho médio são os mais fáceis de serem usados já que é mais difícil que os moradores enjoem da estampa ao logo do tempo. Porém, tudo é uma questão de gosto pessoal e o importante é que a pessoa se apaixone pelo papel escolhido.

6 – Quais as dicas para manter o papel de parede por mais tempo?

Os papéis de parede são produzidos para durarem cerca de 15 anos após instalados. Isso representa uma enorme economia em relação à pintura das paredes, que dura, em média, cinco anos.  O que faz um papel durar mais ou menos é a forma como ele é “tratado”. Se a parede tiver imperfeições ou umidade, ele durará muito menos, assim como se for uma área de muito calor ou que recebe sol intenso, a cola do papel acabará se soltando com o tempo. A limpeza doméstica é um grande problema. Papéis vinílicos ou emborrachados podem ser limpos, se necessário, com pano úmido bem torcido, já os papéis nacionais, produzidos em papel mesmo, podem ser limpos apenas com pano seco, sem esfregar para que não desbotem ou rasguem. Se houver iluminção muito próxima ao papel, o calor pode fazer com que ele descole ou desbote ou “queime” a estampa. Ou seja, se o papel for instalado em local adequado e for bem cuidado, pode ficar em uma casa por mais de 15 anos.

Com todas estas dicas profissionais, ficou muito mais fácil escolher o papel de parede que vai deixar sua casa ainda mais linda e aconchegante. E, na hora de comprar aposte na experiência e no atendimento diferenciado da Ynova Papéis de Parede. E, para você que não é de Campinas, mas quer escolher os papéis com a Ynova, acesse o site, escolha o seu papel preferido e entre em contato para ter maiores informações sobre a disponibilidade. Eles vão entregar o papel em sua casa, em qualquer lugar do Brasil.

Ynova Papéis de Parede – Rua Barão de Paranapanema, 473 – Bosque – Campinas

Tel: (19) 3238-7457 – www.ynovapapeis.com.br

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: York
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s