Organize-se: Lavar roupa todo dia, que agonia! (sem sempre)

Todo mundo sabe lavar roupas, afinal é só colocar na máquina, escolher o programa, colocar sabão e amaciante e ir fazer outras coisas, né? Aí, quando uma roupa estraga ou mancha, ficamos desoladas pensando no que foi feito de errado.

Lavar roupas não é mesmo uma tarefa difícil, mas exige alguns cuidados para que as roupas permaneçam bonitas por mais tempo. E hoje, neste post, eu relacionei algumas dicas que vão fazer a lavagem ser mais eficiente e sem riscos:

1 – Separar as roupas:

images (1).jpg

  • As roupas brancas se lavadas junto com as coloridas, podem até não manchar, mas com o tempo vão ficando levemente amareladas, perdendo o branco original. O melhor a fazer é sempre lavar as brancas separadas das coloridas
  • Separe também as roupas delicadas que precisam ser lavadas à mão: como as malhas finas e as roupas de lã. As de tecido sintético devem ser lavadas com as brancas.
  • Roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.

2 – Fique de olho nas etiquetas das roupas:

Se você ignora totalmente as etiquetas pode danificar aquela peça favorita sem nunca entender o porquê. Entenda os símbolos e cuide melhor de suas roupas:

icones-das-etiquetas-das-roupas_thumb.jpg

3 –  Prepare para lavar:

images.jpg

  • Antes de colocar a roupa na máquina, verifique se existem manchas ou sujeiras mais resistentes. Para estes casos, use um removedor de manchas de pré lavagem, detergente líquido, uma pasta feita de sabão em pó ou detergente, com sabão em barra ou deixe as peças previamente de molho.
  • Manchas de gordura saem mais fácil se você pingar algumas gotas de detergente lava-louças sobre elas, deixar alguns minutos e esfregar levemente.
  • Trate as manchas enquanto são recentes. Embeba a área completamente e esfregue suavemente para o produto penetrar no tecido.
  • Não deixe as roupas de molho por muito tempo. As cores podem desbotar

4 – Antes de colocar na máquina:

  • Feche os zíperes, enganche todos os ganchos e desabotoe todos os botões.
  • Vire os bolsos do avesso para tirar a sujeira. Tire broches ou fivelas que possam fazer buracos ou danificar outras peças.

5 – Quantidade de sabão em pó:

lavar_maquina_g_302110153912645.jpg

  • O excesso de sabão não deixará suas roupas mais limpas. Quanto mais detergente você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e  também poderão ficar com resíduos de sabão que deixarão a roupa mais dura, podem criar manchas e desbotar. Nos post anterior, eu dou uma dica bem legal de sabão para lavar suas roupas.

 

6 – Amaciantes de roupas:

  • Eu costumo comprar os concentrados e para cada embalagem adiciono 1 copo americano de vinagre branco, assim, além de economizar, torno o amaciante mais eficiente, pois o vinagre amacia as fibras dos tecidos de forma mais profunda.
  • Nunca jogue o amaciante diretamente sobre as roupas e também não use em excesso, pois pode manchar o tecido.

 

7 – Dicas para a secagem das roupas:

  • Muitas roupas não precisam ser passadas – estas eu penduro em cabides na hora de secar, assim elas ficam mais esticadinhas, sem marcas do varal ou dos prendedores e depois de secas, podem ir direto para o armário.
  • Pendure as peças no varal pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores vivas à sombra.
    Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos.
    Utilize cordas de plástico ou de arame recoberto com plástico e crie o hábito de limpar o varal com pano úmido.
  • Crie uma rotina de lavagem, principalmente se o seu espaço para secar for pequeno. Por exemplo, em casa, eu lavo lençóis e toalhas de banho em um dia em que não lavo as outras roupas, assim sobra mais espaço no varal, já que estas são peças grandes.
  • Se você seca suas roupas ao sol, estenda-as do lavo avesso para que desbotem menos.
  • Calças jeans devem sempre ser penduradas do lado avesso, com os bolsos para fora para que sequem mais rápido.

8 – Quer roupas mais perfumadas?

Faça essa misturinha e use-a na hora de passar e também borrife sobre os lençóis na hora de arrumar as camas e nas toalhas, na hora de secá-las após o uso:

12391263_926798314074739_6057985984799396451_n.jpg

½ copo de álcool

1 copo de água

2 tampinhas de amaciante de roupas

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: Claudia Medeiros, Omo, Ariel, Procter & Gamble

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s