Organize-se: Armários bagunçados nunca mais!

Quando se fala na organização de guarda-roupas, as pessoas entram em pânico, pois quase todo mundo tem um armário bagunçado em casa. Meus clientes (sou personal organizer, vocês sabem, né?) reclamam da falta de espaço, mas pouca gente se anima a abrir mão de roupas e calçados que já estão sem uso há muito tempo.

Doe, jogue fora – Se o seu armário é pequeno, não existe outra solução a não ser se desfazer de uma parte do que possui. A ideia é aquela: não usa uma peça há mais de seis meses, então se desfaça dela. Dando uma “enxugada” na quantidade, fica mais fácil arrumar. Então, é isso, antes de começar a organizar se desfaça de tudo o que puder.

cesto-roupa-suja.jpg

Limpeza – Tire todas as peças do armário, assim fica mais fácil limpá-lo e prepará-lo para receber as roupas novamente. O ideal é usar um pano macio úmido bem torcido para tirar toda a poeira acumulada. A parte dos sapatos merece maior atenção, talvez seja necessário até usar um pouco de detergente neutro pois é uma área que tende a acumular mais sujeira. Feito isso, passe um pano seco com algumas gotinhas da essência que mais lhe agrada e deixe secar bem, isso fará com que seu armário além de limpo, fique cheiroso.

Selecione – Muita gente reclama da falta de espaço no armário, mas guarda ali muitas coisas que deveriam estar em outros locais: documentos, livros, material escolar, papelada, brinquedos etc não devem ocupar o espaço das roupas. Providencie um outro lugar para estes itens.

Sapatos – O ideal é que não fiquem junto das roupas, mas isso acaba acontecendo pela falta de espaço. Vamos pensar em alternativas: uma sapateira em outro lugar do quarto (existem algumas espelhadas muito bacanas) ou até mesmo na área de serviço ou em um quartinho onde haja um espaço sobrando. Mas, se não houver jeito, lembre-se de só guardar os sapatos quando estiverem absolutamente limpos, pois trazem muita sujeira das ruas. Isso é muito importante!

sapateiras-para-closet17.jpg

sapateira_itajai_10_pares_branca_87818766_0001_600x600.jpgsapateira.jpgSacos à vácuo – Perfeitos para guardar peças muito volumosas, como casacos de inverno, por exemplo. Eu sei que você já pensou nos edredons e cobertores e os sacos são muito úteis para estas peças, mas se eles tiverem que ficar no armário, reserve para estes um espaço no maleiro.

sacos.jpg

Prioridades – Dê importância àquilo que usa mais. Se vai à academia todos os dias, as roupas de ginástica devem ficar em local fácil e organizado.As roupas que você usa para trabalhar também devem estar em local mais acessível e organizadas de forma a serem encontradas rapidamente. Se você usa calças e camisas para trabalhar, deixe-as na parte central do armário, organize as camisas por cor e em cabides adequados, isso facilita a escolha. E as calças devem ficar em calceiros ou em cabides múltiplos que permitem colocar várias calças sem que fiquem amassadas.

camisas.jpg

Cabides – usar todos iguais e mais finos, podem render até 30% a mais de espaço no armário.

e15ee437-8ef0-42c4-a477-385985fb4dae.jpg

Peças sazonais – O que usa menos, como vestidos de festa ou roupas de inverno, podem ficar dobrados em prateleiras ou em caixas organizadoras, isso faz com que sobre mais espaço para o que usa frequentemente.

Caixas Organizadoras – Quando o espaço é pequeno, as caixas são uma solução para cintos, echarpes, biquinis e acessórios. Providencie caixas com divisórias para peças pequenas e maiores, que podem ser compradas ou reaproveitadas, forrando-as com papel ou tecido.

caixas.jpg

Malhas e tricôs – por se tratarem de peças delicadas, mesmo as mais pesadas, devem ficar dobradas em prateleiras ou nichos. Nunca coloque-as em cabides, pois esticam, deformam e podem até desfiar.

Roupas Íntimas – calcinhas, sutiãs, cuecas e meias devem ser guardados em gavetas, de preferência em organizadores e colméias, que fazem o espaço render e facilitam a procura.

colméia-de-lingerie.jpg

Camisolas e pijamas – guardados em rolinhos, ocupam muito menos espaço.

gaveta1.jpg

Portas internas e laterais dos armários – nada de desprezar estes preciosos centímetros, aproveite e use penduradores para cabides, colares, gravatas e etc. É muito prático.

Use e abuse de itens organizadores, eles fazem toda a diferença principalmente quando o espaço é bem pequeno. Em lojas como Multicoisas, Leroy Merlin, Oz, Aramados.com, Etna e Tok&Stok dentre outras, você encontrará peças que que farão diferença em sua vida!

Aqui neste post tem muito mais ideias legais de organização.

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: Leroy Merlin, OZ, Vda Organizada, Organizer

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s