Organize-se: Misturinhas que facilitam a limpeza

Como os posts com dicas de limpeza continuam fazendo o maior sucesso, resolvi fazer mais um com algumas receitinhas secretas.

Vocês nem sabem que o pessoal daqui de casa ri da minha cara porque eu digo que adoro comprar produtos de limpeza. E gosto mesmo! Quem tem mania de limpeza, como eu, adora ficar por dentro dos lançamentos, por isso sempre perco um bom tempo nos corredores de produtos de limpeza dos supermercados.

Isso não significa que eu compro tudo o que vejo pela frente, pelo contrário, sei que existem “fórmulas” secretas muito mais eficientes que boa parte dos produtos à venda. Aqui em casa tenho um monte de borrifadores com misturinhas que facilitam muito a limpeza e significa uma economia razoável no orçamento doméstico e hoje vou dar algumas receitas a vocês. A maioria leva bicarbonato de sódio e vinagre branco, ingredientes que custam cerca de 1 real e que nunca faltam na minha casa. Vamos lá?

12295469_917516311669606_8235518703676256979_n

 

Desengordurante

2 xícaras de vinagre branco

½ xícara de bicarbonato de sódio

½ xícara de água

Misture tudo muito bem, coloque em um borrifador e use para limpar fogões, cooktops, fornos, coifas e até revestimentos da cozinha. É super eficiente. Aplique e depois retire o excesso com um pano úmido bem torcido.

Removedor de manchas de carpetes e tapetes

Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco em partes iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha, deixe secar, depois retire a sujeira com uma escovinha.

morar.com].jpg

Tira-bolor

Esfregue no local uma pasta preparada com partes iguais de vinagre branco e bicarbonato de sódio. Depois limpe com um pano úmido bem torcido e deixe secar.

Limpa Vidro e Box de Banheiro

Misture em um borrifador partes iguais de água e vinagre branco. Espalhe com um pano e seque com jornal ou papel toalha.

Dica: Se o box do banheiro estiver muito sujo de cremes e xampus, aplique vinagre puro antes da misturinha para facilitar a limpeza.

Desentupidor de Pia

Jogue no ralo periodicamente, 250ml de vinagre, meio litro de água e 1 xícara de bicarbonato de sódio. Depois de 30 minutos sem uso, despeje um litro de água fervente. Isso evita o acúmulo de sujeira e gordura e o entupimento da pia.

Misturinha Mágica

Para limpeza de assentos de carros (tecido), carpetes e tapetes, mau cheiro de calçados e etc.

1 litro de água

½ copo de vinagre

4 copo de álcool

1 colher (sopa) de bicarbonato

1 colher (sopa) de amaciante de roupas

Misture e aplique com um borrifador sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, calçados, assentos de carros e deixe secar.

A minha preferida – para perfumar tecidos

½ copo de álcool

1 copo de água

2 tampinhas de amaciante de roupas

Misture bem, coloque em um borrifador e use todas as manhãs nos lençóis e colchas antes de arrumar as camas, nas toalhas depois do banho (antes de colocá-las pra secar), em almofadas, cortinas e sofás de tecido. Não use em excesso para não molhar demais. Evita o mau cheiro (principalmente em casa de fumantes) e deixa a casa toda perfumada.

Dicas bacanas

me de mulher.jpg

– Prepare as misturas  e coloque em borrifadores de cores diferentes e com etiquetas para identificação, isso facilita muito o trabalho.

– O vinagre branco também faz o detergente render mais e ser mais eficiente com a gordura. Coloque 1 colher (sopa) dentro da embalagem de detergente e use normalmente.

– Uma colher (sopa) de vinagre branco dentro da embalagem de amaciante de roupas também o torna mais eficiente. E na hora de lavar toalhas de banho, coloque meio a meio vinagre e amaciante no recipiente da máquina de lavar. As toalhas ficarão mais macias e mais cheirosas.

– Cuidado com as misturas de produtos de limpeza. Eles são compostos de produtos químicos e as misturas podem resultar em intoxicações, queimaduras e outros problemas. As misturas acima são usadas em minha casa há anos e nunca tive nenhum tipo de problema. Mas, misturar cloro e outros produtos pode ser muito perigoso!

 

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest  e no tsu – coisas lindas todos os dias

Fotos: Claudia Medeiros. M de Mulher, Morar.com

 

 

 

 

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Organize-se: Misturinhas que facilitam a limpeza

  1. Pingback: Organize-se e tenha a casa dos seus sonhos | se fosse na minha casa

  2. Pingback: Organize-se: 40 dicas para economizar | se fosse na minha casa

  3. Pingback: Decoração à prova dos bichinhos | se fosse na minha casa

  4. Pingback: 40 dicas para economizar e conseguir realizar seus sonhos – 50, e daí?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s