Tudo o que você queria saber sobre cortinas e persianas, mas não tinha pra quem perguntar

A maioria dos temas de posts do blog surge das dúvidas que recebo das leitoras e já há algum tempo planejava fazer um post sobre cortinas e persianas, que é tema recorrente nos e-mails que chegam para mim. Para isso, resolvi convidar uma expert no assunto, a Walenska Hannes Florencio, proprietária da Stilo Decor, loja que produz as cortinas e persianas que uso nos meus projetos de Design de Interiores.

Eu aproveitei as perguntas que recebo e repassei e ela para que respondesse às leitoras do blog. Tenho certeza que será muito útil para quem perguntou e para quem vai ler o post agora.

1 – Quais os modelos em alta para cortinas e para persianas?

Há diversos modelos de cortinas e persianas no mercado, diferentes não só na estética, mas também pelas suas funcionalidades. Tratando-se de cortinas, os modelos mais versáteis e procurados são: a cortina em sistema de Trilho Suíço com super deslizantes – opção ideal quando há cortineiro de gesso – e também a cortina em varão com sistema Wave, sistema esse que faz no tecido o efeito do ilhós sem a necessidade do mesmo, deixando a cortina com um visual mais clean.

Cortina em Linho com Sistema Wave (projeto meu – Swiss Park, Campinas)

12249854_913368032084434_1387150841742012085_n

Para as persianas, os modelos mais em alta são: a Romana, caracterizada pelos gomos que são feitos quando a peça é recolhida e que propiciam charme e elegância ao ambiente; Rolô, que oferece praticidade e modernidade aliada à possibilidade de diversos tipos de tecidos e a Double Vision que permite o controle de luminosidade através da sobreposição de tecidos com listras horizontais e que cria um lindo movimento quando a peça é acionada.

Persiana Romana (projeto meu – Swiss Park, Campinas)

12239612_913368128751091_3254065786440522223_n

2 – Quais os tecidos mais indicados para cortinas?

A indicação do tecido ideal varia de acordo com o ambiente em que a cortina será instalada. Para um dormitório ou sala de TV o aconselhável é utilizar um forro de Blackout ou Veda Luz, que fecham a claridade em escalas de 80 a 100%. Hoje, o blackout se modernizou e não é mais um plástico e nem tem a aparência de lona. Agora, o blackout tem um toque leve,  aveludado e elegante.

Cortina com Blackout

blackout no cortineiro

Detalhe do tecido Blackout

detalhe blackout

Para uma sala de jantar e estar e ambientes em que o intuito é valorizar a claridade, o indicado é usar um tecido mais leve como o voil (liso ou trabalhado), o tergal, a gaze de linho e o tafetá, por exemplo.

A escolha correta do tecido da cortina permitiu a boa luminosidade natural

varao gaze de linho valoriza a entrada de luz

3 – Qual o material mais indicado para persianas?

Para escolher uma persiana, além do ambiente onde ela será instalada, o ideal é levar em conta também a composição do tecido. Tecidos com algodão na composição tendem a juntar mais pó e ter uma limpeza mais difícil. Tecidos em 100% poliéster não propagam calor e não retêm pó, deixando a manutenção bem mais fácil.

Para cozinhas e áreas gourmet o ideal é que as peças sejam de PVC para que possam ser limpas no próprio local. O PVC não retém odor e bloqueia o calor, por isso é utilizado em fechamento de sacadas também. Para reter os raios UV é necessário utilizar tecidos com fibra de vidro na composição.

Os tecidos usados em persianas, no geral são mais fáceis de limpar e exigem menos manutenção 

double vision

4 – Como saber quando escolher cortinas e quando escolher persianas?

Salvo algumas exceções não há um certo ou errado entre cortinas ou persianas. O ideal é levar em conta os hábitos e estilo do cliente, entretanto há alguns pontos que podem ser observados:

– Cortinas ficam mais bonitas se forem até o chão, por isso, em ambientes em que não há essa possibilidade, pois há um móvel abaixo da janela, por exemplo – opte pela persiana que se adequa super bem e modela a janela.

– Em cozinhas e áreas gourmet há um excesso de gordura no ar.  Nestes casos a persiana com tecido em PVC são mais aconselháveis, pois sua manutenção é bem mais fácil.

– Cortineiros em gesso pedem cortinas em trilho. Para se colocar persiana dentro de cortineiros deve-se observar bem a profundidade do mesmo e a viabilidade da instalação. Lembrando que o trilho da cortina pode acompanhar o teto e ficar um pouquinho torto caso o teto esteja desalinhado, já a persiana não pode ficar torta. A instalação fora no nível danifica a peça.

– Para pessoas com alergia a pó o aconselhável é a escolha de uma persiana com tecido resinado 100% poliéster. A persiana com tecido resinado impede que o pó “grude” na peça, facilitando a limpeza.

Na cozinha, a persiana permite a limpeza mais fácil

rolo cozinha tecido pvc

5 – O que é mais indicado para proteger uma área que recebe muito sol?

Nestes casos as cortinas e persianas são escolhidas mais pela necessidade do que pela estética, mas é possível unir os dois. Quando se tem muito sol e é preciso barrar a claridade, o aconselhável é utilizar um tecido Blackout ou Veda Luz (disponíveis para cortinas e persianas). Ressaltando, que o tecido Blackout é o único resistente ao sol. Se bem conservado, pode durar por 5 anos ou mais. Um forro convencional vai até proteger os móveis e o piso do sol em excesso mas sua troca deverá ser feita com certa frequência.

Cortina com tecido Veda Luz

vedaluz no varão

Por outro lado, quando se tem muito sol e se quer preservar a claridade, protegendo a área dos estragos causados pelo sol e calor, é aconselhável a utilização de um tecido com proteção solar. Este tecido só está disponível para persianas e, além de absorver o calor e reter os raios UV graças ao PVC e à fibra de vidro em sua composição, ele propicia um ambiente mais fresco sem perder 100% a luminosidade.

Varanda com persianas Rolô, com tecido com proteção solar

rolo protecao solar sacada

6 – Como conservar melhor cortinas e persianas?

Como qualquer produto de tecido, cortinas e persianas devem ser mantidos limpos para garantir uma melhor conservação geral da peça. Tecidos com excesso de sujeira e pó estão propensos a rasgar, desfiar e até perder seu formato original.

Para as cortinas o ideal é lavar o tecido (em lavanderia especializada) a cada seis meses ou um ano, dependendo das condições do ambiente em que a cortina fica exposta. Os varões devem ser limpos com lustra móveis a cada 15 ou 20 dias para garantir um deslizamento fácil e sem ruídos.

O aconselhável para persianas é aspirar o tecido uma vez por semana e limpar as peças com produto especifico com a mesma periodicidade.

7 – Quais cores são as mais interessantes ao escolher cortinas e persianas?

Para escolher a cor da cortina ou persiana deve-se levar em consideração as demais cores do ambiente onde a peça ficará. Como a cortina ou persiana tende a ser um item de menor rotatividade no ambiente não é aconselhável definir a cor da peça pensando em um móvel volante ou objeto em específico, principalmente se for colorido demais ou em tom forte. Além de correr o risco de “enjoar” da cor, esse objeto pode ser substituído por outro e a peça pode ficar sem sentido no ambiente.

Tons claros, puxados para o pérola, o linho e até o branco são coringas e certeza de que ficarão bem com qualquer decoração.

 

8 – Como combinar cortinas e persianas com papel de parede, tapetes e outros detalhes do ambiente?

Combinar as cortinas ou persianas com os demais itens do ambiente é o ideal. Entretanto alguns pontos devem ser observados:

– O ideal é encontrar as cores mais neutras do papel de parede e do tapete para a confecção das peças. Por exemplo, em um quarto infantil onde o papel de parede tem predominância de tons de azul e bege, procure confeccionar a cortina ou persiana no tom de bege. Isso ajuda o ambiente a não ficar tão carregado sem deixar de lado a composição do mesmo.

Cortina e persiana em perfeita harmonia com o papel de parede da Stilo Decor

cortina e papel

romana e papel

Pronto, depois de tanta dica bacana você já pode escolher sua cortina ou persiana com segurança e se estiver em Campinas e região, procure a Stilo Decor para ter um produto perfeito em sua casa ou empresa. Clique aqui e visite o site da Stilo.

Aproveite a promoção de final de ano da Stilo Decor.  Na compra de duas cortinas ou persianas, ganhe uma persiana. E na compra de dois rolos de papel de parede, o terceiro tem 50% de desconto. Hora de deixar a casa linda, gastando pouco!

Stilo Decor – Av. Washington Luis, 402 – Ponte Preta – Campinas – (19) 3395-6828

Anúncios

4 pensamentos sobre “Tudo o que você queria saber sobre cortinas e persianas, mas não tinha pra quem perguntar

  1. Obrigado pelas dicas, foram muito importantes na escolha por persiana aqui em casa, mas uma dúvida que tenho é qual o tipo de cordão ou se existe cordão de aço para resistir melhor ao Sol, que bate o dia todo na janela.
    Coloquei uma persiana mas nenhum cordão aguenta devido ao ressecamento por causa do sol e tempo seco.

  2. Olá, boa tarde , estou com uma dúvida enorme, RS, na minha sala de jantar tenho um cortineiro de gesso com uma cortina de tecido até o chão, só que estou querendo trocar por uma persiana, aí que eu gostaria de saber se ficaria bom uma persiana da altura do cortineiros ate a janela somente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s