Organize-se: Mantenha a casa sempre limpa e as bactérias sempre longe!

Os posts sobre organização do blog têm feito muito sucesso, muitas visitas e compartilhamentos e isso me deixa muito feliz, pois mostra que as pessoas estão mais focadas em terem suas casas e suas vidas em ordem.

No post de hoje eu vou falar sobre limpeza da casa porque acho que ela está super ligada à organização. Sempre que entro em uma casa extremamente desorganizada imagino que ela deve estar suja, pois como se pode limpar uma casa com a bagunça espalhada?

E sim, eu sou uma pessoa que repara na sujeira. Se você me convidou para sua casa e ela estiver suja eu vou reparar. Não reparo na decoração, no estado geral da casa, pois às vezes as pessoas não têm condições de reformar, mudar os móveis etc, mas para limpar uma casa bastam 3 reais. Com este valor você compra um frasco de detergente e um litro de água sanitária e limpa a casa toda. Então, tudo bem a casa é sua e você a mantém como quiser, mas não dá para dizer que está suja porque você não tem condições.

Porém, se você quiser ir além da água sanitária e do detergente, saiba que existem muitas outras formas baratas e simples de manter a casa sempre limpa e livre de bactérias. O pediatra do meu filho disse que é muito comum aparecerem no consultório crianças com dores de barriga, vômitos, dores de cabeça, febres e etc que somem sem explicação e que, segundo ele, muitas vezes são causadas pela limpeza inadequada de nossas casas. Então, pelo amor que temos pelos nossos familiares vamos manter nossas casas limpinhas?

Dicas – Limpeza Básica:

1 – Abra as janelas e deixe a casa arejar por pelo menos uma hora, todos os dias.

2 – Organize seu material de limpeza em um único armário e na hora da limpeza, separe tudo o que vai ser usado em um balde grande ou cesto. Desta maneira você não ficará indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.

Meu armário de produtos de limpeza

IMG_20151103_094336680

Separe tudo o que vai usar na limpeza, assim você ganha tempo

limpeza

3 – Nunca mistures os panos de chão e outros paninhos de limpeza. Se limpou o banheiro com um, não use o mesmo para a cozinha por exemplo. E após o uso, deixe-os de molho em uma mistura de água e água sanitária por pelo menos uma hora, depois lave normalmente e deixe secar bem antes de guardá- los.

Panos de chão precisam ser limpos, se estiverem encardidos é hora de trocarproduto_Foto1_150840

4 – Recolha sempre o lixo dos banheiros e da cozinha. Não deixe acumular e use sempre lixeira com tampa. Para evitar mau cheiro, além de lavar as lixeiras com frequência, pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou pinho no fundo das lixeiras antes de colocar um novo saco de lixo.

5 – Passe uma escova no vaso sanitário e higienize o assento com um pano embebido em uma mistura de 50% de água e 50% água sanitária todos os dias ou use essa misturinha que ensino neste post aqui.

Vaso sanitário precisa de limpeza diária

images (1)

6 – Não se esqueça de desinfetar diariamente também os botões de descarga do vaso, torneiras e maçanetas. Muitos vírus encontram no ambiente quente e úmido do banheiro as condições ideais para se reproduzirem.

Não se esqueça de desinfetar todos os lugares onde temos contato manual

download (2)

7 – Não deixe louça suja na pia. Caso não seja possível lavar na hora, jogue água fervente com detergente para facilitar a lavagem posterior e também evitar o mau cheiro e o aparecimento de moscas.

Nunca deixe a louça acumular, o trabalho será maior e muito mais desanimador

truques-lavar-louca-mais-rapido-hm-3

8 – Troque a roupa de cama e de banho ao menos uma vez na semana e coloque as toalhas de banho para secar logo após o uso.

9 – Dê especial atenção aos puxadores de armários e geladeira, que estão sob constante proliferação de germes. A bactéria E. coli é encontrada em carnes cruas, enquanto a Listeria aparece em queijos macios e a Salmonella em carnes de frango e ovos crus. Se você tocar nos puxadores antes de lavar as mãos, após ter manuseado estes alimentos, pode contaminar os puxadores que contaminarão outras pessoas que também usarão os puxadores.

10 – As bancadas da cozinha devem ser limpas com desinfetante, vinagre branco ou água sanitárias após a preparação dos alimentos. É necessário também lavar muito bem as mãos após o contato com carnes ou ovos crus.

11 – Esponjas de lavar louça e de limpeza devem ser muito bem enxaguadas e secas antes de serem guardadas. E, dias sim, dia não, devem ficar de molho por 30 minutos em uma mistura de água e água sanitária. Pois, são uma das principais formas de contaminação na cozinha. Um estudo realizado pela Universidade do Arizona (EUA), descobriu que a esponja de cozinha é um dos lugares mais sujos da casa e pode conter 200 mil vezes mais bactérias do que o assento do vaso sanitário.

Esponja de cozinha é coisa muito sériaesponja02-300x201

12 – Ralos de pia devem ser limpos com frequência também. Jogar água fervente pelo menos uma vez ao dia é bastante eficiente. Assim como deixar as tampinhas de ralo de molho por 30 minutos em uma mistura de água e água sanitária.

13 – O fogão deve ser limpo imediatamente após o uso, assim não acumula gordura e a limpeza fica muito mais fácil. Evite usar aqueles protetores de fogão de papel alumínio, eles protegem o seu fogão, mas como ficam vários dias em uso podem também facilitar a proliferação de germes e o aparecimento de insetos.

14 – Panos de prato devem ser trocados diariamente e não devem ser usados quando estiverem úmidos, pois também são proliferadores de germes. Antes de lavá-los, o ideal é que fiquem de molho por 30 minutos em uma mistura de água e água sanitária para desinfetarem.

15 – Nunca deixe alimentos expostos. Guarde tudo na geladeira ou na despensa em potes fechados para evitar o aparecimento de moscas, formigas e outros insetos.

16 – Use sempre luvas de borracha na hora da faxina, além de proteger suas unhas, te mantém afastada das bactérias e produtos de limpeza mais agressivos.

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

fotos: Claudia Medeiros, Minha Casa, Bettanin, Procter&Gamble

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s