Se tem uma coisa que além de mudar a cara de um ambiente, muda também o astral, são as plantas. Tudo fica mais bacana quando tem um verdinho por perto. E o que muita gente não sabe é que também dá para ter uma horta em pequenos espaços. Se você mora em apartamento, pode ter uma horta na varanda ou em um espaço da lavanderia, desde que estas áreas recebam, no mínimo 3 horas diárias de sol (Melhor ainda se for o sol da manhã).
E fazer uma horta destas é um trabalho rápido, que não exige grandes habilidades, nem investimento e que pode ser feita tranquilamente no final de semana.
Você pode criar sua horta com vasos e floreiras, mas caso o espaço seja limitado, também é possível criar uma horta vertical.
O mais fácil de cultivar são os temperos, porque exigem menos espaço e produzem rapidamente. Ervas como alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, pimenta e salsão podem ser plantados a partir de sementes ou mesmo de mudas já crescidinhas. Mas também é possível cultivar alface, rúcula e tomatinhos em pequenos espaços.
Os vasos podem ser de qualquer tamanho, dependendo da área que você tem. A horta também pode ser montada em jardineiras, mas é importante separar bem as ervas, já que cada uma requer um cuidado especial. Neste caso, é importante fazer uma boa drenagem nos vasos, com pedrinhas no fundo.
Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba), que são da mesma família.
As ervas precisam ser regadas todos os dias, sempre no início da manhã ou no final da tarde. Evite sempre o meio do dia porque o sol é mais forte.
Para adubar, o ideal é usar adubo orgânico a cada 30 dias.
Vamos ver algumas ideias de mini-hortas?
Na lavanderia
Na varanda
Decorando a cozinha
O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram, Pinterest e no tsu – coisas lindas todos os dias
Fotos: Ceagesp, Bem Verde, Minha Casa