Organize-se: Minha rotina de organização

Há cerca de dois anos, todas as segundas-feiras é dia do Móvel de Segunda, com postagens contando a história de um móvel de design. Foram muitos móveis, por isso, achei que  era hora de tratarmos de outro assunto, então a partir de hoje, toda segunda o blog trará um post sobre organização.

Organização é um tema que desperta muito interesse, mas que também causa um certo pânico, pois muita gente pensa ser impossível ter a casa e a vida organizada. Na minha opinião, organização é questão de rotina. A partir do momento que você se acostuma, as coisas ficam fáceis e você não terá a impressão de estar cumprindo uma tarefa.

Para começar esta série de posts, vou contar a vocês a minha rotina. Até há alguns dias eu tinha uma empregada, mas por conta de algumas mudanças na minha vida, não tenho mais. Entretanto, a casa e a vida têm que continuar funcionando, né? Bem, eu moro em uma casa grande, com uma filha de 21 anos e um filho de 9. Sou designer de interiores, personal organizer e jornalista, trabalho em esquema home office e tenho que ficar todas as manhãs em casa com meu filho que estuda à tarde.

Então esta é a rotina que sigo de segunda a sexta:

As camas são arrumadas logo depois que acordamos e cada um arruma a sua, inclusive o filho de 9 anos. Assim, o quarto já amanhece com uma cara arrumada.

Para o café da manhã, eu tenho na despensa uma bandeja com os itens de todos os dias: café solúvel, açucareiro, adoçante, capuccino – monte a sua com o que usa diariamente, isso facilita o colocar e tirar a mesa.

12193685_909547885799782_5812250548971685454_n

As toalhas pequenas pra mesa do café também ficam separadas das demais, assim, você não perde tempo procurando. Quando todos acabam de tomar o café, tiro tudo imediatamente e coloco as louças na lavadora, se você não tem lavadora, lave tudo na hora ou se não for possível, jogue água fervente com um pouco de detergente sobre as louças pra que fique fácil de lavar mais tarde.

Na sequência, varro rapidamente a casa e passo um pano úmido com um produto multiuso ou um limpador perfumado na sala, corredores e cozinha, que são os ambiente mais usados. No banheiro, retiro o lixo, troco as toalhas se necessário e passo um pano com desinfetante na bancada, na pia, no vaso sanitário e no assento e no chão. A cada dois dias, tiro o pó dos móveis. Pronto, a casa está limpa. Isso eu faço de manhã, logo depois do café, mas quando trabalhava o dia todo, fazia quando chegava em casa e não levo mais que 15 minutos.

Depois do almoço, tiro as louças (vale a mesma lógica do café da manhã), limpo o fogão, a bancada e a pia, passo uma vassoura no chão, se necessário e só.

À tarde, a casa fica praticamente vazia, por isso, sempre arrumada. À noite, depois do jantar, tiro as louças (vale a mesma lógica do café da manhã e do almoço), tiro o lixo, limpo o fogão, a bancada, a pia e tudo o mais com cuidado para que não sobrem farelos, restos etc, evitando assim o aparecimento de insetos.

Antes de dormir, arrumo a sala, tiro revistas e livros, arrumo as almofadas e guardo tudo o que estiver fora do lugar.

12190867_909547899133114_5680260742772393985_n

No banheiro, tenho um truque que acho muito legal: escondidinho, deixo um borrifador com uma misturinha que faz milagres: 1/4 de água sanitária, 1/4 de desinfetante perfumado e 2/4 de água. O último que usa o banheiro, aplica essa mistura no vaso sanitário e na parte inferior do assento, na pia, na torneira e nos ralos, que devem ser fechados à noite. Com isso, de manhã, o banheiro já está praticamente limpo, desinfetado e cheiroso. E tem coisa melhor que acordar e a casa estar arrumada e cheirosa?

12111920_909547085799862_5688603159671931276_n

A faxina é feita na sexta-feira. Neste dia, passo aspirador em tudo e aplico no piso dos quartos e da sala, um limpador com brilho. Na cozinha, passo um pano com multiuso nas portas dos armários, eletrodomésticos e lustres. Limpo as cadeiras e a mesa, tiro pó da parte de cima dos armários. Lavo o banheiro e aplico lustra móveis em todos os móveis.

Semanalmente, limpo o microondas por dentro e também a lava-louças, que é higienizada com vinagre e água sanitária. A geladeira é limpa internamente a cada 15 dias.

Quando necessário, lavo o tapete (a cada dois meses) e as almofadas (uma vez por mês). Os vidros, portas e janelas também são limpos uma vez por mês, assim como lustres e luminárias. Os armários da cozinha, limpo internamente a cada 3 meses e os dos quartos, faço arrumações periódicas, inclusive para tirar o que não usamos mais.

Varanda, área da churrasqueira, lavanderia e quintal são lavados a cada 15 dias. Desta forma, minha casa está sempre limpa e arrumada e o trabalho não fica pesado.

Algumas dicas:

Todos da casa devem colaborar com as tarefas. Mesmo as crianças menores conseguem participar da organização da casa.

Tudo que foi tirado do lugar deve ser guardado logo após o uso, assim a bagunça não acumula.

O lixo deve ser retirado todos os dias e, principalmente na cozinha, não deve ficar à noite para que não apareçam baratas e outros insetos.

Não deu pra lavar os panos de prato? Deixe-os de molho em um balde com água, água sanitária e detergente. O mesmo vale para os panos de chão, mas ao invés de detergente, use sabão em pó.

Para não ficar com a despensa desfalcada, sempre que um produto acabar, anote. Pode ser uma lista colada na geladeira ou uma lousa na cozinha (como eu faço), assim a próxima ida ao supermercado fica mais fácil.

12108137_909547915799779_6305983075763975442_n

Nunca deixe a bagunça acumular. É muito mais fácil resolver o problema aos poucos do que quando ele se torna gigante.

Na próxima semana tem mais!

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

fotos: Claudia Medeiros

6 pensamentos sobre “Organize-se: Minha rotina de organização

  1. Pingback: Organize-se: Mantenha a casa sempre limpa e as bactérias sempre longe! | se fosse na minha casa

  2. Pingback: Organize-se: Minha rotina de organização – Mude Seu Estilo de Viver

Deixe um comentário

