Móvel de Segunda: Luminária Arco

Hoje no Móvel de Segunda, quero falar de uma peça que é um dos meus objetos de desejo, a Luminária Arco. Além de prática, pois por ser de chão, dispensa mesa de apoio e ligação elétrica para pendurá-la ou fixá-la, é linda e combina perfeitamente com os mais diversos estilos de decoração.

Criada pelo italiano Achille Castiglioni (1918-2002), em 1962, ela atravessa o tempo com muita elegância, se mantendo absolutamente atual apesar de já ser uma cinquentona.

“O bom design requer observação.” Este era um dos mantras frequentemente entoados pelo designer  Castiglioni a seus alunos no Istituto Politecnico di Milano. O tal mantra excedia os limites da vivência acadêmica, materializando-se em sua vida profissional e foi justamente este poder de observação que o levou a criar objetos que se tornariam verdadeiros ícones do design mundial, como a luminária Arco.

Para resolver um problema prático – o de desenhar um pendente que dispensasse furos no forro para sua instalação –, Achille e seu irmão Pier Giacomo (1913-1968), com quem trabalhava na época, foram buscar inspiração nos postes de rua. Observaram que, fixadas ao chão, estas luminárias têm uma forma que as permite lançar seus fachos de luz a longas distâncias.

A partir daí, os irmãos Castiglioni usaram todo o seu refinamento projetual para traduzir o poste de rua numa perspectiva doméstica. Composta por uma pesada base de mármore (cerca de 50 quilo), um refletor semiesférico de alumínio polido e um arco telescópico de aço inox, a Arco é capaz de refletir sua luz a mais de 2 metros da base.

Estava criada, assim,“uma luminária de piso com as mesmas características de um pendente, a primeira de seu gênero”, conforme observa o designer e crítico italiano Andrea Branzi em seu livro Capire il Design. Não é à toa, portanto, que a peça passou a integrar a coleção de importantes museus, como o MoMA de Nova York.

A luminária Arco

0,,21050971,00

Criador e criatura

cv328_luminaria_arco_50_anos_01

Luminária Arco, linda em qualquer situação, em qualquer ambiente, em qualquer decoração2Luminária-Arco-design-italiano 41 135-1 apa_-_apa_de_340_-_15 ar_re_-_apa_de_405_._a_._c_-_36 images PostBau Arco-by-Flos Globe - photo 6 arco-22

Fotos: MoMa, Casa Vogue, Casa Claudia, Apartmenttherapy, Decor 8

O blog Se Fosse na Minha Casa está no Facebook, no Twitter, Instagram e no Pinterest – coisas lindas todos os dias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s