Móvel de Segunda: Mesa Eileen Gray

“O futuro lança luz, o passado apenas obscurece.” As palavras de Eileen Gray, designer e arquiteta irlandesa, revelam a determinação com a qual se engajava na modernidade, por meio de criações que se mantêm atemporais.

A arquiteta não se prendia a convenções. Vanguardista pelo simples fato de ser mulher em um mundo artístico predominantemente masculino, a irlandesa produziu, durante um período de mais de 70 anos, nas áreas de design, arquitetura, fotografia e pintura. Até hoje, seu trabalho serve de inspiração para gerações de artistas de diversos meios.

Em 1922, Gray se afiliou ao grupo De Stijl,  movimento estético que teve profunda influência sobre o design, artes plásticas e sobre a poesia e do qual também fazia parte o GerritRietveld, criador da cadeira Red Blue, que foi tema de post na semana passada.
A famosa mesa foi criada em 1927 para satisfazer a irmã que, quando estava hospedada na sua casa em Cap Martin, em França gostava de tomar o café-da-manhã na cama, mas precisava de uma mesa de apoio adequada.

Recorrendo ao aço inoxidável e ao vidro temperado, Eileen Gray projetou uma mesa simples, funcional, de altura regulável e bem charmosa. Chique e minimalista, será sempre considerada uma peça icônica e atemporal, capaz de se encaixar em qualquer tipo de decoração.

A mesa

Eileen-Gray

 

Na decoração, sempre prática, versátil e moderna

01-casa-da-florista-reune-pecas-afetivas-e-reflete-a-cara-dos-moradores 1595246_5da6a49508034f65 images mesa-eileen-gray-1000x856

Aqui, a mesa ao lado da poltrona Bibendum, também de criação de Eileen Graymesa-poltrona-eileen-gray-1000x856

 

Fotos: Essencia, Casa.com, Casa & Jardim

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s