Móvel de Segunda: As Algas, dos Irmãos Bouroullec

Hoje no Móvel de Segunda não vou falar de um móvel, mas sim das esculturas criada pelos irmãos Bouroullec.

A primeira vez que vi as Algues, dos Irmãos Bouroullec foi no início do curso de Design de Interiores. Ainda pouco familiarizada com trabalhos de designers mais contemporâneos, fiquei em choque com a simplicidade e com o efeito fantástico que elas poderiam produzir em um ambiente.

ccluxo-moldura-verde-60-07

Alguns anos depois, ao entrar em uma loja, me deparei com elas e pude vê-las e tocá-las ao vivo e em cores e fiquei ainda mais encantada. As Algues foram criadas pelos irmãos franceses, Ronan e Erwan Bouroullec em 2004, em parceria com a Vitra (empresa alemã que representa alguns dos principais designers do mundo). Produzidas em plástico moldado por injeção, cada módulo tem 25cm x 0,4cm x 0,8cm. Suas dimensões são pequenas, porém quando os módulos estão conectados (através de um pequeno e simples pino cilíndrico) tornam-se uma rede com densidade variável e interativa.
O efeito óptico e sensorial gerado por um módulo é incrível e funcional, pois essa rede pode ser utilizada como separador de ambiente ou apenas como objeto decorativo.

ccluxo-moldura-verde-60-06

A ideia dos designers foi utilizar-se das pequenas dimensões para mostrar como a repetição de um mesmo motivo pode levar as coisas a uma maior escala, construindo algo novo, complexo e tridimensional, uma trama, uma renda que permite a passagem da luz.

07-f82_3algues_medium

as_algas

06-Alger_Ronan_Erwan_Bouroullec_Paul_Tahon-580x851

images

Quem são os Bouroullec?

Ronan e Erwan Bouroullec cresceram no interior da França e mudaram-se para Paris após completarem seus estudos. Como parceiros no design desde os anos 90, os irmãos valorizam o que o relacionamento deles traz ao trabalho.

01-clouds-nuages-design-freres-bouroullec-L-15Os dois dão créditos aos designers do passado por proporcionar a base sólida para o trabalho deles. “Para mim, o design contemporâneo fica no topo de duas colunas enormes: uma foi criada pelos designers americanos como Eames, que era tão inovador nas décadas de 40 e 50, e cujo uso da tecnologia teve um impacto tão incrível”, diz Erwan. “E a outra coluna é composta pelos designers italianos dos anos 70 e 80, que criaram toda uma nova tipologia para a vida moderna.”

Os dois irmãos criaram importantes peças do design contemporâneo, como as cadeiras Osso e Vegetal e pela inovação de seus trabalhos, seus projetos também fazem parte de coleções de museus como o Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou e o Musée des Arts Décoratifs em Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Instituto de Arte de Chicago, e o Museu de Design em Londres.

Cadeira Osso

download (2)

Cadeira Vegetal

download (1)

Além disso, os dois são os únicos artistas contemporâneos a serem convidados a expor no Museu do Louvre. Para a ocasião criaram o lustre Gabriel, de LED que contrasta com a construção de estilo clássico. O lustre possui 12 metros de altura, pesa meia tonelada e é composto por 800 cristais Swarovisk e 3 mil lâmpadas de LED.

O lustre Gabriel, no Museu do Louvre, em Paris

Lustre-Gabriel-683x1024 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s