Móvel de Segunda: Cadeiras Thonet

O Móvel de Segunda ficou meio fora do ar estes dias por conta da correria do excesso de trabalho (não posso reclamar, né?), mas voltou hoje pra contar a história de uma das cadeiras de design mais antigas e também mais vendidas em todo o mundo. As estatísticas dão conta de mais de 65 milhões de exemplares espalhados pelo mundo. Estou falando da cadeira Thonet.

O criador, Michel Thonet (1796 – 1871) foi um carpinteiro entalhador que começou a trabalhar em Boppard, Alemanha, em 1819. Vinte anos depois, deu início a experiências com madeira laminada e desenvolveu um processo de arquear madeira a vapor, produzindo cadeiras inovadoras, em série.

O sucesso deu origem a um convite para transferir-se para Viena onde se concentrou no desenvolvimento de técnicas de arqueação a vapor de madeira sólida. No ano de 1859, após vários experimentos e protótipos, Michel Thonet apresentou uma cadeira de madeira composta de seis peças. Desta forma, a produção em série e a possibilidade de divisão do trabalho na fábrica, resultou em uma peça elegante, funcional e de baixo custo, a cadeira Thonet.

Se hoje, as cadeiras Thonet são consideradas peças de desenho simples, elas foram para a época, uma revolução dentro do processo produtivo tradicional, que criava itens trabalhosos e com muitas peças.

As cadeiras Thonet incentivaram no século seguinte que designers famosos, como Marcel Breuer, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier, criassem peças em metal tubular e outros materiais ao invés da madeira.

Mais de 150 anos depois, as cadeiras Thonet continuam fazendo bonito em ambientes clássicos ou modernos, afinal é difícil errar com uma peça destas.

Vamos ver?

O modelo tradicional, com assento em palhinha

0,,30039858,00

Revisitado, o modelo tradicional ganha outra versões, além de cores mais modernas

0,,30038823,00

Linda, em ambientes despojados
1 25 galeria-novo-de-novo4

Perfeita, em ambientes clássicos ou contemporâneos

images thonet-casavogue-2 thonet-casinhacolorida

Fotos: thonet.com, Casa&Jardim, Apartmenttherapy, Decor8, Living etc

Anúncios

Um pensamento sobre “Móvel de Segunda: Cadeiras Thonet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s