Guarde sempre os alimentos em potes de vidro

O post de ontem sobre a limpeza dos alimentos ao chegar do supermercado foi um sucesso, ele teve o maior número de visitas dos últimos três meses. Isso significa que as pessoas estão ligadas nesta questão da limpeza e organização. Afinal, além de envolver a nossa saúde, envolve também o orçamento doméstico, pois alimentos mal conservados se perdem, passam da validade e causam prejuízos.

Eu tenho uma grande preocupação com alimentos que vêm em saquinhos, como açúcar, feijão, fubá, café, biscoitos etc, que uma vez abertos precisam ser guardados de forma correta para não estragarem nem receberem a “visita” de insetos. Muita gente tem o hábito de usar prendedores ou araminhos para fechar os saquinhos, mas eu não acho uma boa ideia, pois eles não ficarão adequadamente fechados e alguns, como biscoitos, por exemplo acabarão murchos pelo contato com o ar. Na minha opinião, a melhor forma de guardar estes alimentos é em potes de vidro fechados.

Parte da minha despensa

11755156_863329480421623_1745610356862121321_n

Mas não precisa ir correndo na loja e gastar uma grana comprando potes de vidro, você pode reaproveitar os potes de conservas e outros alimentos que acabariam no lixo reciclável. Aqui em casa, eu retiro os rótulos dos potes de azeitonas, molhos, palmito etc, depois coloco para ferver em uma panela com água e daí são usados para guardar os alimentos.

Esterilizar os vidros é fundamental

2381_G

Outra vantagem é que, como são transparentes, você consegue ver o que tem em casa e que está precisando incluir na lista de compras. E para ter um maior controle, indico escrever com caneta para vidro ou CD na parte de baixo a data de validade ou se preferir, cole uma pequena etiqueta com a data, assim você poderá aproveitar melhor o alimento.

Como faço em casa

11036623_863329493754955_100482858696032447_n

Outra forma

04-aprenda-a-organizar-os-armarios-da-cozinha

Eu dou preferência aos potes de vidro que considero mais higiênicos que os de plásticos e para evitar o aparecimento de carunchos, espalho folhinhas de louro pelo armário. Tem funcionado!

Você também pode fazer etiquetas ou pintar com tinta preta e escrever com giz e usar potes iguais ou diferentes, como eu costumo fazer   images potes-vidro-prateleira

Fotos: Claudia Medeiros, Martha Stewart, Panelinha

Claudia Medeiros é Designer de Interiores, Personal Organizer, Jornalista e editora do blog. Faça contato: claudia@claudiamedeiros.com.br, sefossenaminhacasa@gmail.com – (19) 98189-7955

10 pensamentos sobre “Guarde sempre os alimentos em potes de vidro

  1. Pingback: Organize-se: Cozinhar também exige organização | se fosse na minha casa

  2. Pingback: Organize-se: Despensa em ordem significa economia | se fosse na minha casa

Deixe um comentário

