Móvel de Segunda: Poltrona Wassily

É impressionante como uma poltrona que foi desenhada no final dos anos 1920 ainda pode ser tão moderna. Essa é a mágica dos móveis de design, eles são eternos, nunca ficarão datados, sempre se encaixarão com perfeição em um ambiente contemporâneo.

Dentro desta linha de pensamento, hoje o destaque é a poltrona Wassily, criada pelo arquiteto húngaro Marcel Breuer entre 1925 e 1927 e produzida inicialmente pela Standard-Möbel e Thonet.

Desde os inícios da década de 1920, Breuer era professor na importante escola de design alemã Bauhaus, dedicando-se, ao mesmo tempo, ao desenvolvimento de peças de mobiliário em metal. Dentre as várias peças criadas, teve destaque a poltrona tubular de aço cromado, inicialmente chamada de Club e depois batizada de Wassily, em homenagem aos pintor abstrato Wassily Kandinsky, seu colega na Bauhaus.

O desenho executado no aço conferiu à poltrona leveza e uma sensação de transparência devido às suas formas totalmente abertas. Braços, assento e encosto em couro finalizam com perfeição a poltrona que sempre será um ícone do design.

A poltrona Wassily, na versão mais famosa, em couro preto e também em vaqueta e couro marrom

poltrona-wassily-preta-1000x856 mkc-foto-wassily-pony POLTRONA-WASSILY-010-500x500

Fazendo bonito em qualquer decoração contemporânea01-casa-e-repleta-de-moveis-vintage-e-objetos-com-historia eclectic-living-room image36 guimattos_ourania_franparente_f_022 sergio bittencourt

fotos: Casa Claudia, Casa & Jardim, Sergio Bittencourt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s