Destralhar é a palavra de ordem!

Nos últimos dias, tenho falado muito aqui no blog sobre o aproveitamento dos espaços pequenos, situação mais que necessária nesta época de imóveis cada vez menores. Mas, em muitas situação, não adianta apenas organizar ou achar soluções para os espaços serem melhor aproveitados, é necessário destralhar. Esta palavra que entrou em moda recentemente não deixa dúvidas, é preciso jogar coisas fora, doar ou reciclar, mas principalmente dar um fim às tralhas de casa.

Não é fácil, mas é extremamente necessário e o post de hoje traz algumas dicas bem legais. Eu já comecei o processo de destralhamento da minha casa visando a mudança que faremos em breve, vamos?

1 – Abra os armários, retire tudo que tem dentro e faça um inventário do que você usa, do que não usa, o que serve pra você, para outras pessoas e o que não serve pra ninguém, o que precisa ser reformado ou consertado e vá separando;

outono rosa

2 – Desapegue mesmo, sem dó! Neste inventário leve em consideração o que você vai precisar de verdade, desprenda-se do apego ao que não tem valor – esta regra é muito falada, mas faz todo sentido: se faz um ano que você não usa uma determinada peça de roupa, acessório, eletrônico etc é por que não precisa dele. Encontre um melhor destino para o objeto e ganhe mais espaço na sua casa;

3 – Doe! Doar coisas que não servem mais fazem bem para você e para quem recebe. Muitas vezes, aquelas roupas, brinquedos, utensílios ou até mesmo móveis só estão ali atrapalhando, mas podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa mais carente de recursos. E, mais: não te fará falta!

110623agasalho

4 – Recicle! Dos materiais que você desentocou das gavetas, veja se podem ser reaproveitados dentro da sua casa, senão encaminhe o que der para a reciclagem;

5 – Jogue fora! Todos temos uma tendência a junta cacarecos, coisas sem função, objetos sem uso, basta um cantinho para irmos acumulando coisas, este é um dos males do século, mas pense diferente e se desfaça daquilo que não serve mais pra nada. Até a energia de sua casa fluirá melhor.

6 – Organizar é diferente de arrumar. Muitas pessoas se acham extremamente organizadas, mas acabam tendo a casa entulhada de coisas, quando arrumamos a casa, simplesmente devolvemos a bagunça para o seu local de origem. Organizar requer planejamento, porque você não vai simplesmente arrumar, vai aproveitar o destralhamento para botar a casa e a vida em ordem.

7 – Este item tem a ver com o “depois” do destralhamento, mas é extremamente importante para a coisa funcionar: compre apenas o necessário. Muito se fala em consumo consciente e isso é fundamental, principalmente se você tem pouco espaço. Antes de se decidir por uma compra, veja se você realmente não consegue viver sem aquele item e só depois se decida.

 8 – Valor sentimental – muita gente usa essa desculpa para guardar uma imensidão de coisas que, de tão importante, nem se lembra onde ou como ganhou. Bem, é claro que todos temos aqueles objetos que só tem importância para nós mesmos e você não precisa abrir mão deles, mas é necessário ter critérios. Não precisa guardar aquela caneta que você ganhou naquele evento que você nem lembra mais quando foi, crie uma “caixa de tesouros”. Eu tenho uma e na minha tem o primeiro sapatinho de cada filho, o convite da minha formatura da faculdade de jornalismo, alguns cartões que marido me deu quando namorávamos, 2 desenhos e 2 cartinhas de cada filho, a primeira bonequinha que ganhei dos meus pais e só.

box of secrets

Se você colocar estas poucas dicas em prática, com certeza ganhará mais espaço e mais praticidade em sua casa. Destralhar é bom e com o tempo você se acostuma a guardar menos coisas e a ter menos trabalho. Não custa tentar.

Fotos: Fundo Social de Solidariedade, Organize-se

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s