Espaços Pequenos – 15 dias de ouro para organizar e ganhar espaço

Em breve vou me mudar para um imóvel bem menor. Estou saindo de uma casa de 230 metros, onde usamos somente metade, ou seja 115 metros e indo para um apartamento de pouco mais de 80 metros e não estou triste não, estou adorando – casa grande dá muito trabalho, muito custo de manutenção e no nosso caso, a aproveitávamos muito pouco. Porém, é claro que temos muita coisa e não vai dar pra levar tudo. Muitos móveis e eletrônicos eu estou vendendo através de sites como o OLX (o que me garante uma graninha para comprar coisas novas pro apê) e muitas outras estão sendo doadas.

Mas como só isso não basta, ando lendo muito sobre organização de espaços e quero compartilhas este texto do site Organize Sua Vida, que eu gostei muito e que traz 15 dicas muito boas. E a partir de hoje, pretendo publicar vários posts com dicas de como aproveitar melhor os pequenos espaços, que eu acho que interessa a muita gente. Fique de olho nas postagens com o tema Espaços Pequenos e aproveite. Vamos às dicas:

1.Dentro dos armários da cozinha, a palavra de ordem é empilhar! Organize por tamanhosempilhe panelas, tachos, pratos, saladeirasbacias, potes plásticos, não deixe nada escapar!

2013.02.28_Como-Arrumar-os-Armários-da-Cozinha
439928-Como-organizar-o-armário-da-cozinha-1

2. Na hora de guardar restos na geladeira, opte sempre por potes quadradosocupam muito menos espaço que os redondos! (dica minha, não só na geladeira, né? os quadrados são sempre mais fáceis de organizar e de empilhar)

7883-captura-de-tela-2014-08-13-as-20.48.06

3. Aproveite todo o espaço livre que existe debaixo das camas para guardar – de preferência dentro de caixas plásticas grandes ouspace bags – a roupa de inverno, cobertorescolchas, travesseiros, edredons,tapetes (dica minha: pensando seriamente em ter camas com gavetas)

camas-10

Debaixo da cama 2

4. Tire o máximo partido do seu guarda-roupa, recorrendo a organizadores suspensos e aos cabides multifunções excelentes para agrupar cintos, gravatas, lenços, echarpes e outras peças pequenas. Ponha ordem e ganhe espaço nas suas gavetas com colméias e divisórias de gavetas. (dica minha: estes cabides e divisórias você encontra até em lojas de 1,99 e valem muito a pena)

Magia-multifuncional-multi-camada-longo-johns-cal&ccedilHTB1g4NnGXXXXXbeXVXXq6xXFXXXb

5. Escolher móveis com múltiplas funções é uma excelente forma de poupar espaço precioso: mesas afixadas à parede que podem ser “levantadas” quando não utilizadas; sofás-cama; camas que escondem espaço para arrumação sob o colchão; mesas de centro, repousa pés ou pufes que abrem e que têm espaço para revistas ou mantas…as opções são muitas(dica minha: como vou precisar trocar minha cama já estou procurando um modelo como este da foto, imagine quanta coisa dá pra guardar)

cama-box-com-bau-que-permite-muita-organizacao-e1360324736976

6. Os corredores são uma excelente divisão para instalar armários estreitos que tanto podem servir de sapateira, como guarda-roupa ou até como biblioteca!

Dicas-de-Decoração-Para-Apartamentos-Pequenos-Estante-Livros-Corredor-Casa-Show-

7. Aproveite todos os nichos verticais para instalar prateleiras, estantes ou armários e faça-os chegar até ao tetotodos os centímetros são bem-vindos! Não descuide dos cantos, existem muitas soluções no mercado especialmente pensadas para esses cantos.

casa-claudia-setembro-estantes-94-98

8. sempre muito espaço livre sobre as portas e janelasperfeito para instalar prateleiraspequenos armários de parede para uma arrumação extra!

prateleira-cima-porta1

9. O truque de colocar uma estante na horizontal pode ainda ser aplicado às costas de um sofá, por exemplo (dica minha: conhecidos como table sofa, este móvel está super na moda, mas eu e você sabemos que na maioria os apartamentos pequenos não cabe um destes de jeito nenhum!rs).

estante-sofc3a1

10. Pense em todo o espaço livre que as paredes do banheiro oferecem… Requer apenasinstalação de uma prateleira multifuncional para guardar toalhas extra, pendurar os robes ou as toalhas em uso e provavelmente terá ainda espaço para acomodar um pequeno cesto para todos os seus cremes e produtos de banho.

practical-bathroom-storage-ideas-12

11.Troque o seu computador velhinho por um portátil. (nem precisa ilustrar, né?)

12. Retire todos os seus CDs e DVDs das caixas e coloque-os em álbuns próprios que, em poucoespaço, armazenam centenas de CDs (dica minha: como já nem tenho aparelho de som e só ouço música no computador, na TV ou no carro, as músicas preferidas vão para as pen-drives e os CDs serão todos doados)

pasta-de-cds-udg-cd-wallet-128-novas-revendedor-autorizado-14585-MLB163574589_984-O

13. Nagaragem, afixe à parede alguns pedaços de madeira resistentes com pregos e/ou ganchos,onde vai poder pendurar um sem número de utensílios que andam dispersos. Aproveite ainda as paredes da garagem para pendurar as bicicletas, pranchas de surf, osskates e outros equipamentos. Se mesmo assim o espaço continua escasso, porque não montar uma estante na garagem?

garagem-arrumada3

14. Livre-se de todos os objetos que não utilizadoando ou vendendo o que estiver em boas condições. Esta é uma das maneiras mais fáceis de poupar espaço(dica minha: cem sites como o OLX é muito mais fácil você vender do que pensa, vendi tudo o que anunciei em menos de dois dias).

15.Mantenha tudo no seu lugar certo para não “roubar” espaço às outras coisas!

Mais uma dica minha – a ideia de utilizar prateleiras e estantes para fazer o espaço render é ótimo, mas lembre-se que, como são espaços abertos, tudo tem que estar muito bem organizado, nada de bagunça aparecendo, isso dá um ar de desleixo muito grande ao ambiente.

Gostou? Aguarde as próximas postagens sobre o assunto.

Fotos: Casa Claudia, Casa.com.br, Martha Stewart, Bebel e OZ

Deixe um comentário

