Jardim de Vasos – tenha o seu!

Nem todo mundo tem quintal, jardim ou outro espaço com terra em casa para preencher com plantas. Porém, isso não significa que não dá para criar uma área verde. Cada vez mais os jardins de vasos ganham fãs exatamente por não exigirem áreas de terra nem grandes espaços e muito menos uma manutenção trabalhosa.
Quando eu estava cursando Design de Interiores, um dos meus professores explicou que sempre que possível desencorajava o cliente a criar um canteiro e indicava um jardim de vasos porque segundo ele, nunca haveria problema de infiltração nem gastos excessivos com a manutenção, já que em espaços menores o dono do jardim é quem geralmente põe a mão na massa, ou melhor, na terra.

O jardim de vasos também vale para quem vive em apartamento, e só tem um terraço ou uma varanda. O mais importante é escolher espécies adequadas às condições de espaço e luminosidade. Não adianta querer colocar dentro de casa uma planta que adora sol. Rapidinho, ela vai começar a definhar.

Como fazer

O tamanho do vaso é muito importante. O ideal é que ele tenha um quarto do tamanho que a planta deve atingir na idade adulta, assim ela crescerá sem maiores problemas. Se o espaço for pequeno opte por plantas de menor porte. Tambem fica muito interessante o uso de vasos afixados em paredes. O jardim de vasos, além da rega frequente, exige também, adubação todo mês, de acordo com a espécie e limpeza das folhas.

Frutíferas também se dão bem em vasos

Árvores frutíferas não precisam necessariamente estar no chão. Mais uma vez, é preciso escolher o vaso de acordo com a planta, mas é possível ter no seu espaço, espécies como amora, romã, jabuticaba, limão, laranjinha kinkan e tantas outras.

Decoração

Além de levar o verde para dentro de casa, é importante pensar na decoração destes espaços. Deques, bancos e mesinhas de madeira ou ferro, almofadas e futons coloridos preenchem o espaço com muito charme e criam ambientes de relaxamento.

Os vasos também devem ser escolhidos de acordo com o local em que ficarão. Se a área recebe sol intenso e chuva, vasos de materiais sintéticos podem não ter a durabilidade esperada. Vasos de cerâmica comuns ou os lindos vasos vietnamitas, que por conta de seu acabamento vitrificados resistem ao sol e chuva e às mudanças de temperatura, são as melhores escolhas.

Pedriscos e pisos rústicos são ótimas opções para estes ambientes e se o espaço permitir, uma parede colorida dará ainda mais vida aos seu jardim. Iluminação também é bem vinda ou mesmo lanternas com velas para criar um clima gostoso.

Vamos ver algumas ideias?

Verde pra que te quero

01-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos

03-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos (1)

05-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos (1)

08-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos

11-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos

14-cinco-jardins-lindos-feitos-de-vasos

vasos grandes 1

vasos_280914

 

Varandas de apartamento super charmosas

duo arquitetura

jardim de inverno em vasos 5

Vila-Bacana-vasos-vietnamitas-ambiente

 

Quer vasos lindos para criar o seu jardim? A Inspiratta tem! http://www.inspirattata.com.br

Fotos: Casa Claudia, Casa & Jardim, Casa Vogue, Duo Arquitetura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s