Móvel de Segunda – Chaise Rio, de Oscar Niemeyer

Se eu pudesse escolher uma só peça de design para ter em casa, seria a Chaise Rio, de Oscar Niemeyer. Primeiro porque eu adoro o Niemeyer e tudo o que ele criou, segundo porque a chaise é puro conforto, parece uma escultura e roubaria a cena em qualquer ambiente onde estiver. Só que por dois motivos, a original não pode ser minha – Oscar criuo uma única peça que pertence à Galeria Noho, em Los Angeles e segundo motivo, o preço, cerca de 45 mil dólares.

Mas não é porque não pode ser minha que não posso falar dela. Criada na década de 1970, ela tem cerca de 1,83m de altura, 90cm de comprimento e 60cm de profundidade. Suas linhas curvas, traço inconfundível do arquiteto, faz da Rio, uma peça inconfundível e de extremo conforto. Além disso, a peça se equilibra num só ponto, permanecendo em balanço.

Com desenho inspirado na paisagem carioca, a chaise é feita de madeira laminada preta, a estrutura consiste em três elementos curvados com o calor, um dos quais funciona como ponto de equilíbrio da cadeira e as outras duas, que são aparafusadas ao elemento central, servem como suporte para o encosto e para o assento.

Sobre esta estrutura é esticado um tecido que compõe o assento de vime. Um cilindro de almofada de couro preto que serve como apoio de cabeça é ajustável na altura.

Olhando para a Chaise Rio só posso dizer uma coisa: parabéns, Oscar, você era um gênio!

1stidbs archdaily hqarchi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s