Salvador Dalí ali em São Paulo

Nos últimos anos, o Brasil tem recebido importantes exposições dos maiores nomes das artes mundiais. São oportunidades que não devem ser perdidas, afinal não há nada igual a contemplar ao vivo obras de arte que só conhecemos pelos livros ou pelo computador. O mais interessante é que boa parte destas exposições são gratuitas – é claro que você vai enfrentar filas, mas isso é igual aqui ou em qualquer parte do mundo, quem nunca ouviu falar das imensas filas do Louvre? Se não fosse bom, não seriam tão disputadas, né?

Bem, então aí vai uma dica imperdível: foi aberta no último final de semana a exposição do mestre surrealista, Salvado Dalí. A exposição é gratuita, e estará em cartaz de terça-feira a domingo, das 11h às 20h, até 11 de janeiro. Para participar, os visitantes precisam apenas de uma senha, que será distribuída no local, a partir das 10h. A exposição estará aberta para visitação em três horários: 11h, 14h e 17h. A exposição que esteve no Rio recentemente teve público de quase um milhão de pessoas.

São 218 obras do pintor, divididas entre 24 pinturas, 135 gravuras e desenhos (muitas delas ilustrações para livros como Alice no País das Maravilhas, Fausto, Dom Quixote e O Velho e o Mar), 15 fotos, 40 documentos, quatro filmes (entre eles o famoso O Cão Andaluz, dirigido com Luis Buñuel) e até uma grande sala retratando a atriz norte-americana Mae West (1893-1980) como um apartamento.

Obras que eu mais gosto:

A Última Ceia

a ultima ceia

A Persistência da Memória

a persistencvia da memoria

Cristo de São João na Cruzcristo de são joão na cruz

Quer saber mais sobre Dalí?

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha e do mundo.

Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Em 1929, em Paris conheceu Pablo Picasso, principal influência na produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento surrealista.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali, período em que representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de  Freud influenciaram muito o artista neste período, é desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.

Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.

Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.

Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.

Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.

Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.

Local: Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros – SP – telefone: (11) 2245-1900

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s