Móvel de Segunda – Chaise Longue LC

As últimas semanas foram tão corridas que o Móvel de Segunda acabou não sendo publicado, mas para compensar a falta, hoje vamos ter mais de um móvel, afinal vamos falar de Le Corbusier.

Ele que nasceu Charles Edouard Jeanneret-Gris é considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, La Chaux- des- Fonds (Suíça), e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França.

Em Atenas estudando o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga, ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão.

Aos 35 anos quando se associou a seu primo, o engenheiro Pierre Jeanneret, em Paris, adotou o pseudônimo profissional de Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier).

Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística e também como criador de móveis que até hoje fazem sucesso.

Participou da exposição de Paris de 1925, onde apresentou seu mobiliário moderno no Pavillion de LÉspirt Nouveau, juntamente com Thonet. A partir de 1926 passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu irmão e com Charlotte Perriant. Os primeiros projetos em tubo de aço de Le Corbusier apareceram em 1928 e eram chamadas por ele de Unité d’Habitation. Sem dúvida a mais conhecida de suas criações é a Chaise Longue LC4, apresentado no Salon d’Automne, em Paris,1929, seguida da cadeira basculante, que mistura aço cromado, pele de bezerro e braços em couro e a poltrona Grand Confort, em aço tubular cromado e couro, de 1928.

Chaise Longue LC 4, de 1928

thumb21

Chaise long Le Corbusier

Cadeira LC1

cadeira+le+corbusier+lc1+visite+www+chairecia+sao+paulo+sp+brasil__2A25D1_4

cadeira-lecorbusier_02

Poltrona Grand Confort

download (2)

Sofá LC3

7017-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s