O blog está há quase um mês sem postagens, devido à correria da vida, mas agora vamos retomar e para marcar esta nova fase, resolvi criar duas séries de posts fixos: o Móvel de Segunda, que vai abrir a semana contando a história de um móvel famoso e o Designer da Semana, que vai trazer todas as quintas-feiras, um designer bacana e sua trajetória.
Para começar, o Móvel de Segunda traz uma peça ícone do mobiliário nacional, a poltrona Mole, do designer e arquiteto carioca, Sérgio Rodrigues, falecido recentemente.
Seu sonho era criar um móvel que expressasse a identidade nacional e depois de muitos croquis, surgia em 1957 o embrião de sua peça mais famosa. Porém, ela não fez sucesso de imediato. Sérgio contou que tinha acabado de criar a loja Oca e organizou a exposição Móveis como Objeto de Arte, mas a poltrona Mole não foi nada bem recebida.
Somente um ano após o lançamento, a Oca recebeu várias encomendas da poltrona, que foi ganhando seu lugar no mercado. Não era a peça mais vendida da loja, mas apresentou certa evidência no show-room; afinal, ela burlava os padrões reinantes: aos delgados e elegantes pés-palito ela apresentou a grossura e robustez da madeira brasileira. Somente após o prêmio em Cantù que a poltrona ganhou espaço no mercado: rebatizada de Sheriff, passou a ser fabricada por uma empresa italiana e exportada para diversos países. Hoje é um sucesso de vendas.
Adoraria ter uma!
Fotos: Revista Vogue e Loja Teo