As esculturas de sentar de Charles e Ray Eames

Sou apaixonada por cadeiras de design, mas mais ainda pelas criadas pelo casa Charles e Ray Eames. Elas não são simples cadeiras, são obras de arte, verdadeiras esculturas de sentar. E se você é parte daquele grupo que acha peças de design caras, pare já com isso. Estas peças não são meras cadeiras, o conforto e o estilo atemporal delas fazem com que uma cadeira criada na década de 1940 seja cada vez mais atual, nunca sairão de moda, nunca cansarão o olhar.

Quem foram Charles e Ray?

Charles (1907/1978) estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, mas não concluiu o curso. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas. Foi fortemente influenciado por Eliel Saarinen e foi através dele que Charles continuou a estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, onde se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial e onde conheceu sua segunda esposa e colega de faculdade Ray. (1912/1988). Casaram-se em 1941, Charles e Ray, quando teve início uma longa e bem sucedida parceria de criação.

A guerra e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas permitiram aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa na moldagem de contraplacados (compensado moldado).

O chamado “Casal de Ouro” do design americano do pós-guerra foi pioneiro em diversas áreas como multimídia, projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema. Um de seus objetivos era baixar custos e democratizar as peças que produziam.

Em 1946, já consagrado, Charles ganhou sua primeira retrospectiva (dedicada a um só designer no MOMA). Dois anos depois, em 1948, ganhou também o concurso  Competition for Low-Cost Furniture Design – com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série.

Junto com Ray, criou  vários móveis para a  Herman Miller, na década de 50, como a poltrona conhecida como “Charles Eames”, de 1956, baseada em um protótipo exibido no concurso Organic Design  in Home Furniture.

As peças do casal partiam de sua liberdade criativa, porém com grande preocupação no conforto. Os móveis desenhados pelos dois tiveram enorme influência no estilo de móveis não apenas no século 20, mas também continuam repercutindo no século 21.

Vamos conhecer as principais cadeiras criadas por Charles e Ray Eames?

 

Cadeira Esteirinha

Cadeira Charles & Ray Eames esteira baixa, courissímo, giratória, base em alumínio e rodizíos - 29

Cadeira Wire

cadeira-dkr-charles-ray-eames

Cadeira Le Chair

charles_and_ray_eames_vitra_la_chaise_lounge

Dining Chair Metal

160.1973

Cadeira LCW na versão vaqueta LCW

Lounge Chair

    lounge chair

Cadeira DAR com pés de madeira ou metal

download (2) download (3)

Cadeira Eiffel com pés de madeira ou metal

IFR031-replica-eames-dining-chair-wood-dsw

E por último, criada em 1956, a minha preferida, meu objeto de desejo, a mais linda de todas, Poltrona Ottoman

1956-–-LOUNGE-CHAIR-E-OTTOMAN

Mas não pense que o casal criou apenas as melhores cadeiras do mundo,eles também tem várias outras peças de design. Acompanhe no próximo post.

Anúncios

Um pensamento sobre “As esculturas de sentar de Charles e Ray Eames

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s