espaços pequenos: Quarto do filho único (ou para quem se dá ao luxo de um quarto para cada filho)

Olha, vou dizer uma coisa,  quarto de criança tem que ter cara de criança, ser colorido, ter brinquedos, livros, mas não gosto de quartos temáticos demais, sabe do tipo todinho de bailarina, todo de futebol. Fica parecendo coisa de reality show de decoração.

Na minha opinião, quarto de criança tem que ter uma base feliz, mas sem uma decoração totalmente definida para que ele possa ir “crescendo” junto com o (a) dono (a) do espaço para que ela possa se sentir parte daquela transformação. Afinal, ninguém vai mudar todo o quarto a cada dois anos, né?

Por isso também não sou a favor das caminhas, acho que assim que saiu do berço já deve ir para a cama de solteiro, que será aproveitada por muito mais tempo. Gosto da ideia de uma bancada de estudos, mesmo quando a criança ainda é pequena, pois todos precisam de um cantinho para desenhar e pintar e é legal que esta bancada possa ir sendo reposicionada conforme a criança cresce.

São ideias que acompanham a criança por mais tempo, geralmente até a adolescência, se os móveis forem de boa qualidade. Daí, é só ir mudando os detalhes, cor da parede, cortina, quadros, poltronas, prateleiras e etc, o que significa um gasto muito menor.

Selecionei algumas fotos que vão render boas ideias na sua casa:

Quartos de meninos

A marcenaria deste quarto é muito boa e se tem uma coisa que aprendi no curso de Design de Interiores é que não se deve economizar com marcenaria, escolher bons móveis e planejados para o ambiente é a melhor maneira de não perder dinheiro. Olha que legal: cama, cama auxiliar, bancada de apoio sob a janela e bancada de estudos – perfeito!

quarto-marrom

O quarto do adolescente tem tudo o que ele precisa em uma só bancada, canto de estudos, TV, game,  livros e etc – excelente aproveitamento do espaço

oba! arquitetura

A meia parede de lambris é o grande trunfo do quarto – ficou chique, ficou masculino, ficou colorido

meninoced19

Mais  uma boa ideia de aproveitamento do espaço – ao lado da bancada pequena – livros e artigos esportivos ao alcance das mãos

quartos-criancas-23

Quartos de meninas 

O uso de uma cor forte, que tanta gente tem medo de usar, conferiu personalidade ao projeto

quartos-criancas-01

Tudo o que uma menina pode querer – cor, lustre moderninho, cama para as amigas, canto de estudos, pufe e parede com fotos – perfeito!

quartos-criancas-11

Outra boa ideia de marcenaria – tudo junto e misturado – cama, bancada posterior de apoio, gaveteiros e armário, somado à parede delicinha – tudo lindo!

345878-decor-quarto-bebe-12

Gostaram? O próximo post será sobre home offices apertadinhos. Aguardem!

fotos: Casa Claudia, Casa & Jardim, Casa Cor SP e Oba! Arquitetura

Anúncios