Banheiros – medidas importantes

Quanto menor os espaços, mais importante o seu bom aproveitamento.  Para que os banheiros, que estão cada vez menores nas novas construções, possam ser confortáveis é preciso levar em consideração  algumas medidas na hora de reformar ou construir:

 Lavabo – medidas mínimas:

Porta de 60cm
Largura mínima de 1m;
Área: 1,50m²;
Janela de 60cm da largura e 60 de altura, com peitoril de 1,50m;
Vaso sanitário – nas laterais devem sobrar 25cm e na frente 45cm
Pia – a bancada deve ter no mínimo 45cm de largura e 55cm de comprimento. A altura deve ser de de 85cm a 93cm, no caso de cubas de apoio ou de sobrepor, a altura final deverá ser esta.

Banheiro – medidas mínimas:

Porta de 60cm;
Largura mínima de 1m;
Área: 2,40m²;
Janela de 60cm da largura e 60 de altura, com peitorial 1,50m;
Vaso sanitário – nas laterais devem sobrar 25cm e na frente 45cm
Pia – a bancada deve ter no mínimo 45cm de largura e 55cm de comprimento. A altura deve ser de de 85cm a 93cm, no caso de cubas de apoio ou de sobrepor, a altura final deverá ser esta.
Box – medidas mínimas: 90cm x 60cm
Chuveiro – deve estar instalado a 2,10m do piso

Estas devem ser as medidas mínimas na hora de reformar ou construir, mas se você adquiriu uma casa ou apartamento e não sabe como aproveitar bem os pequenos espaços,  aproveite as dicas do post anterior e conheças alguns projetos meus:

 

Este lavabo foi um dos meus primeiros projetos executados, a ideia era reformar gastando o mínimo possível, então tiramos a bancada de granito sem graça e a trocamos por uma de madeira com cuba de apoio e torneira de bica alta, pintura nova nas paredes e só!

antes e depois3

 

Projeto em execução agora. Para gastar pouco, vamos tirar apenas uma faixa de revestimentos e colocar pastilhas miscelâneas pretas. A bancada de mármore claro será trocada pela de granito São Gabriel, com cuba de semi-encaixe e armário de MDF branco

banheiro suite

Do mesmo apartamento, a mesma ideia de troca de apenas algumas faixas de revestimento para esconder o shaft que fica logo ali embaixo do chuveiro. Bancada de mármore travertino, cuba e armário do mesmo modelo.

banheiro social3

Olha o detalhe do shaft disfarçado – tem um shaft no seu banheiro e quer escondê-lo também? Me mande um email: claudia@claudiamedeiros.com.br

banheiro social2

Banheiro antiguinho ganhou versão contemporânea em preto e brancoDSCF2922

olha só como ele era

DSCF1928

o box do mesmo banheiro, pastilhas na faixa do chuveiro e no nicho

DSCF2919

o box era assim

DSCF1931

banheiro pequenininho que ficou super charmoso – este projeto saiu na Revista Minha Casa – a bancada básica de granito cinza com cuba oval embutida foi trocada por bancada de madeira que segue até sobre o vaso sanitário, aumentando o espaço para organizar itens ou expôr peças decorativas, cuba de apoio e torneira de bica alta. Uma faixa de revestimentos foi trocada pelas pastilhas de vidro miscelânea verde. O grande diferencial: gastamos pouco mais de 1.100 reais nesta reforma

DSCF1735

Aqui, como era, já sem a bancada, mas com o listelo feinho

DSCF1111

Gostou das dicas? Gostou dos projetos? Se estiver fora de Campinas ou da região, um projeto de design de interiores online pode ser a sua solução, me mande um email: claudia@claudiamedeiros.com.br

Anúncios

49 pensamentos sobre “Banheiros – medidas importantes

  1. Parabens pelos projetos. Tenho uma dúvida sobre essa bancada de madeira, ela não estraga a madeoira, fica feia com o tempo, por ser uma area que pode molhar?

  2. Boa tarde, Claúdia.

    Parabéns pelos projetos, suas ideias são ótimas.
    Estou com pouco espaço para construir, e preciso de ideias para deixar o ambiente bonito e confortável sem gastar muito.

    Beijos…
    Surgindo novas ideias nos envie …
    Flaviane

  3. Bom dia,

    Gostaria se possivel, vce fazer um modelo para meu banheiro, se eu mandar a foto e as medidas.Estou querendo trocar o azulejo.

    Agradeço sua atenção.

    Wilma

  4. olá amei as dicas,pretendo mudar o visual da minha cozinha ainda ta com azulejos bem antigos,gosto muito de cores variadas e listas,to perdida sem saber o que fazer quero revestir com um papel de pareide,so encontro caro precisso economizar mais.vc pode me dar alguma dica.fico grata

  5. Gostaria de saber qual a profundidade do nicho no box, porque normalmente as paredes são de 10 cm, como fazer pra não ficar muito estreito?
    Obrigada
    Solange

  6. preciso de um a ideia para um banheiro (suite) mínimo. tenho apenas o espaço de 1,50 x 1,00 e a porta necessariamente tem que ser na parte de 1,50 do banheiro. já pensei muito mas devido ao pouco espaço deu um nó na cabeça. pode me ajudar? obrigado.

  7. vou construir um closet e uma suite com banheira dupla, numa área 7,0m x 1,5m . . . gostaria de receber sugestoes, algum projeto ou fotos de como dispor o banheiro apos o closet, sei que o espaço é estreito, mas é a área que vou ter disponível. Agradeço a atenção.

  8. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Gostaria de uma opinião.

    Estou pensando em colocar pastilhas sobre a pia e tb trabalhar com uma bica de parede, será que fica bom?

    Grato.

  9. Boa tarde Claudia Medeiros. Meu nome é José Lemos e parabenizo-a pela iniciativa em ajudar expontaneamente pessoas que não detém o conhecimento no assunto como você.
    Sinceramente foi fundamental para mim tais informações pois, com isso tirei minhas dúvidas com relação às suites que estou construindo em minha residência, mais precisamente com as alturas das bancadas. Muito obrigado mesmo. Se possível, gostaria de continuar recebendo informações (novidades) sobre construção. Apezar de ser Economista, meu hobby é idealizar reformas e construção em minha casa e na dos amigos.
    Um grande abraço,
    Lemos

  10. Gostei muito do seu trabalho e gostaria de receber projeto para reforma de um banheiro 1,80 x 2,00 e 3,00 de altura.Pensei em algo bonito,aconchegante e funcional.Grata pela atenção.

  11. Prezada,
    Estou planejando modernizar um apartamento, e surgiu o seguinte problema com um banheiro: a área é aproximadamente retangular, com comprimento de 2.60 m mas com a largura começando em 1.10 m e passando abruptamente para 1.00 m. A parte mais larga fica junto a porta, e se estende por 1.00 m. Evidentemente o box ficará ao fundo. Como a bancada da pia tem normalmente até 50 cm de profundidade, e o vaso sanitário instalado ocupa entre 55 e 60 cm (entre a parede onde será fixado e o final da peça), para se manter um caminho livre de 55 cm entre a outra parede lateral e a peças (bancada e vaso), até o box, pensei em colocar o vaso junto à porta, onde a largura é maior, e depois a bancada.
    O que acha?
    Obrigado pela atenção,
    Ricardo

  12. Oi gostei demais do seu trabalho estou construindo minha suíte e as medidas do meu banheiro são 2,5 por 3,0 cm a porta tem q ficar em uma das paredes de 3,0 q é a do closet minha dificuldade é com o tamanho dá minha bancada pois não gostaria q fosse tão pequena e com o Box pq penso em no início colocar a banheira do bebe (qdo ele chegar) para dar banho dentro dele e continuar utilizando o Box para banho não sei de que medidas preciso vc pode me ajudar. Desde já obrigada.

  13. Muito interessante o site.
    Estou com uma dúvida e ficaria muito agradecido se pudesse me auxiliar.
    Veja bem, comprei um apartamento que veio com determinado vaso sanitário.
    Estou trocando revestimentos de um banheiro e de um lavabo.
    Estava pensando em trocar de vaso sanitário, mas tenho o receio de que, dependendo do modelo, possa não caber no espaço.
    Atualmente, sem o revestimento, o espaço entre a parede e o início do tubo de esgoto está em 26 cm. O vaso atual é deca, não sei a linha, talvez montecarlo.
    Há o risco de um vaso da linha quadra, por exemplo, não caber no banheiro?
    Como ter certeza? Quais são os parâmetros? Agradeço a atenção.

  14. Sou fã desse blog. Estou sempre atenta as novas publicações. Gostaria de saber como é cobrado projeto para pequenas reformas. Preciso de algumas sugestões para pequena reforma em área de serviço, banheiro e cozinha de apartamento.
    Obrigada

  15. Boa noite!
    Achei super legal os trabalhos feitos.
    estou com um banheiro na minha sala comercial e gostaria de puxar o vaso sanitário um pouco para colocar um box de banho mas todos os profissionais que já fizeram o orçamento (exceto um)diz q não tem jeito, que eu teria q mexer na estrutura toda da coluna. Um deles disse que eu posso subir um degrau no piso, ficaria a entrada normal e depois da pia o ressalto com o vaso e o box. Ele disse que ficaria legal mas tenho medo de não gostar. O que vc acha sobre isso?

  16. Ola, gostei muito do projeto do segundo banheiro. Será que funciona num banheiro com as medidas de 1,40×1,20? pois terei esse minimo de espaço. Me ajude por favor.

    Da pra fazer um box de 90×60?

    Desde ja obrigada

  17. Bom dia. Suas idéias são muito práticas e interessante. Pode-me mandar alguma sugestão em um banheiro de dimensões: 1,75 X 2,20 ?. Resido no longínquo estado de Rondônia e sua orientação será muito importante. Até a próxima.

  18. Olá!gostei muito das suas dicas!preciso de uma ajuda:estou terminando de construir meu banheiro.Ele tem de largura 1,20 por 2,30 de comprimento.Tenho duvida de como fasso com a porta se coloco pra abrir do lado direito ou do lado esquerdo?aguardo sua ajuda,obrigada!

  19. Quero reformar um banheiro que fique bonito sem gastar muito.

    As medidas da área são 3,20 por 1,50m = 4,80 m2. Vocês poderiam me dar uma ideia.
    Quero usar todas as peças que economizem água.

  20. Pingback: Organize-se: Dê um banho de organização no seu banheiro | se fosse na minha casa

  21. Olá boa nm noite, amei suas idéias ,e to com um problema e vi. Que por aki ele tem uma solução:),tenho um espaço de 1,50×1,50 para construir um banheiro dentro do quarto e como o espaço é reduzido pensei pensei e repensei e vi que esse negócio não é pra mim, por isso peço ajuda para fazer esse com distribuição área d banho vaso e pia ou bancada ,sei q é pouco espaço pra muito sonho c poder me ajudar agradeco

  22. Boa tarde! Estou projetando um vestiário para funcionários no meu tcc e não consigo esclarecer minha dúvida sobre como deve ser o shaft no banheiro para este caso, com vários chuveiros.

    • oi Lorena, boa noite. Como o shaft tem a função de facilitar o acesso ao encanamento, eu acredito que deve ser instalado um para cada chuveiro. Apesar de esteticamente não ser interessante, eu acho que é a solução mais correta. Boa sorte e sucesso com o TCC! Obrigada pela visita

    • oi Jairo, boa tarde, tudo bem?
      não posso te fazer um projeto gratuito, pois vivo disso, mas no blog tem vários posts sobre banheiros, especialmente os pequenos e se você colocar no google: banheiros pequenos vai aparecer muita coisa. Espero ter ajudado. abraços. Obrigada pela visita ao blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s