Cozinhas pequenas – medidas necessárias e ideias de bom aproveitamento do espaço

Ainda dentro do assunto cozinhas pequenas, é preciso ter claro que independente do espaço que você tem, é preciso respeitar algumas medidas para que você possa se locomover e realizar suas tarefas sem maiores problemas.

 Armários – Os que ficam embaixo da bancada devem ter entre 50 cm e 60 cm de profundidade, com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 10 ou 15cm do piso.

Armários Suspensos: de 50 cm a 60 cm da bancada, profundidade de 30 cm  a 40 cm e instalados com altura máxima de 1,80m.

Prateleiras para copos e xícaras: 20 cm a 25 cm de altura. Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 cm a 30 cm de altura são suficientes para panos de prato e toalhas. Para os talheres são necessários 15 cm.

Pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 m (não existe um padrão, pois depende muito de quem vai usá-la, mas é legal conversar com o pedreiro, pois eles costuma instalá-las a 80cm do piso, o que é desagradável para quem tem pouco mais de 1,60 m)

Bancada para refeições: mínimo 30 cm (menor que isso nem compensa ter, pois não cabe nem um prato)

Área mínima de circulação: entre um móvel e outro, o espaço mínimo que deve ser deixado é de 60 cm, menos que isso, você vai viver com marcas roxas nas pernas e se tiver crianças, vai aumentar o risco de acidentes. Um artifício para ganhar espaço é usar portas de correr em armários, assim você não precisa ter o espaço para abertura da porta, além dos 60 cm.

Na região onde você tem um móvel com gavetas, você precisará ter os 60 cm mais a medida das gavetas.

 Mesa para 4 pessoas: deve ter no mínimo 80cm de largura e 1,20m de comprimento

 Mesa para 6 pessoas : deve ter no mínimo 80cm de largura e 1,60m de comprimento

Espaço necessário para mesa e cadeiras – O espaço que deve ser deixado para que uma pessoa possa se sentar confortavelmente sem ficar espremida, deve ser de 70 cm, ou seja se atrás da mesa você tem um aparador, o mínimo que deve ser deixado para a cadeira é 70cm.

Luminárias pendentes: devem ser instaladas entre 70 cm e 90 cm do tampo da mesa ou da bancada.

Bem, espero que com o post de ontem e de hoje, você consiga ter uma noção do que é necessário quando se trata do espaço na cozinha. Seguem agora algumas imagens de projetos de cozinhas pequenas que podem te ajudar na reforma ou decoração do seu espaço.

 

Cozinha Bacana – o preto com inox fica limpo e chique – a bancada divide os ambientes, mas também apóia a mesa. Os armários são fáceis de limpar pois não têm muitos detalhes ou puxadores

casa-claudia-janeiro-cozinha-pequena-resolvida-01

Cor também pode e deve ser usada na cozinha, só se deve tomar cuidado para no caso das cozinhas abertas, a cor escolhida ser compatível com a escolha das cores da sala

Compact Kitchen Redesigning Ideas Minimalist-Small-Kitchen-Ideas-Color

Tudo branquinho é uma opção para espaços pequenos, pois dá a sensação de espaço maior, mas eu pessoalmente acho que falta uma cor para dar alegria. Só não curti o microondas em cima da geladeira, acho que ficaria melhor um nicho em meio aos armários. A porta de correr de vidro é uma boa ideia!

cozinhas-pequenas-decoradas-11

 

Os tons de marrom estão na  moda, diferentemente dos beginhos, o marrom é uma cor que chama atenção e dá um ar chique e contemporâneo ao ambiente. Não dá para ver, mas a bancada deve ter armários do lado de dentro. Para ficar mais bonito, eu trocaria os banquinhos por outros menos comuns.

Decoracao-de-Cozinha-Americana-Pequena-fotos-1

 

Tudo branco de novo! A imagem é bacana para mostrar a divisão com a área de serviço, que aqui tem uma mureta, que já deve ser da construção e um vidro que foi colocado para garantir a separação. O microondas está encaixado e isso dá um ar organizado. Gostei do MDF ripado na bancada de refeições

Decoracao-de-Cozinha-Americana-Pequena-fotos-6

 

Outra cozinha branquinha, mas o piso com tozetos pretos, quebra a monotonia do espaço. Outro modelo legal de divisão com a área de serviço, se não tem muretinha da construtora, vidro jateado de cima a baixo, esconde um pouco as roupas

Fotos-de-cozinhas-pequenas-de-apartamento-planejado-9

 

Achei essa cozinha toda bem bonitinha, apesar do branco total, mas selecionei esta foto para mostrar dois erros – o exaustor está muito baixo e deve atrapalhar quem está cozinhando. Outra coisa, se a bancada da pia é de madeira, o ideal é que a bancada divisória fosse de madeira e não de granito

small-kitchen-design-ideas-04

 

Mais uma branca (impressionante como tem cozinha branca, né?). Achei esta muito charmosa com o vitrô ao fundo e a bancada em U, ótima para o trabalho, mas esse modelo é coisa rara por aqui, o normal mesmo é cozinha-corredor com vitrô na área de serviço

traditional-kitchen

Outra cozinha com vitrô no fundo, mas esta como é mais estreita tem menos bancadas e armários, mas fala se não é puro charme a bancada de refeições na janela?

tumblr_lmrctdulOq1qfsjoko1_400

Fotos: Casa Claudia, Design to Home, Design Ideas, Apartment Therapy – informações: Arquitetura.com

Anúncios

19 pensamentos sobre “Cozinhas pequenas – medidas necessárias e ideias de bom aproveitamento do espaço

  1. Adorei as cozinhas que podem e estao ajudando as pessoas que tem um apartamento pequenininho rsrsrsr,que e meu caso…Poste mais pois isso tudo muito lindo e sofisticado…Adorei .

  2. There are actually undoubtedly lots of details like that to take into consideration. That is a great point to bring up. I offer you the thoughts above as general inspiration but clearly you will discover questions like the one you bring up exactly where essentially the most valuable factor is going to be working in honest superb faith. I don?t know if top practices have emerged around points like that, but I’m sure that your job is clearly identified as a fair game. Both boys and girls really feel the impact of just a moment’s pleasure, for the rest of their lives.

    michael kors hand bags

  3. olá, muito boa tarde teclo apartir de angola e pretendo decorar a minha cozinha e mobilar a mesma não sei qual é a possibilidade de comprar os vossos moveis e dicas de como meter a minha cozinha espetacular. tenho duais cozinhas uma Americana e outra normal, aguardo a vossa respostas votos de que estegem a passer uma optima tarde. Anselmo trindade

  4. por favor estou construindo minha cozinha e não sei bem o que fazer,porque ela é pequena e alem disso não abro mão de uma boa iluminação natural e de armarios…então não sei o que fazer.

  5. Ola, adorei as ideias , lindos mesmos, poderia mim tirar uma duvida,estes balcões planejados tem fundos , ou é direto na parede,minha amiga mandou fazer e levamos um susto pois foi colocado diretona parede , a parede é o fundo assim disseram é isto mesmo , pode nos ajudar.

    agradecida.

  6. Olá achei super interessante as fotos de cozinhas …estou procurando algo assim ,se puderes me da umas opiniões ,ficarei imensamente grata ..kakakakaka .
    Bem morava no interior mas meu esposo foi transferido para capital kakaak…então muitos gastos a cozinha do meu apartamento é pequena tipo corredor ,porém tenho ums armarios de madeira ,mas estão bem feiiinhos devido ao tempo ,queria umas ideias de reaproveitar pois não posso gastar agora … aguardo ideias …agradeço .
    Gil

  7. Oi, gostaria de saber mais sobre aquela cozinha marrom com bege teria mais fotos dessa cozinha, queria saber mais sobre esse modelo pois na foto que tem a mesa esta bem na frente não da pra saber direito…. Se puder me ajudar eu agradeço. Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s