Cozinhas pequenas – Como usar?

Depois do post de ontem sobre cabeceiras de cama que economizam espaço, decidi fazer uma série com ideias para espaços compactos, afinal o que mais se vê por aí são apartamentos pequenos.

Vou começar pela cozinha porque este é um espaço que vem diminuindo drasticamente com o passar dos anos, o que é ridículo, pois as cozinhas são áreas de trabalho e convivência e o que se sabe é que hoje os projetos inteligentes, valorizam a cozinha, inclusive como área de estar, mostrando que as construtoras estão totalmente na contramão desta tendência. E a área de serviço integrada à cozinha então? Acho o fim! Mas é o que temos né? Então, vamos às ideias! Senta que o papo será longo, pois o post irá abordar tudo o que é necessário em uma cozinha, mas se você achar tudo isso muito complicado, contrate uma designer de interiores, ela pode te ajudar muito. Por isso, me coloco à disposição, se precisar de um projeto de design de interiores online para qualquer lugar do Brasil, me mande um email: claudia@claudiamedeiros.com.br

 

Nesta cozinha, a parede de separação deu lugar a um balcão, as pastilhas dão o toque de cor em contraste com eletrodomésticos de aço inox  e o nicho na parede serve de bar – boa ideia!

decorac3a7c3a3o-de-apartamento-pequeno

 Distribuição – A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo entre a geladeira, a pia e o fogão (como mostra a imagem abaixo), de forma que a soma das distâncias para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros (não tem esse perigo, né gente?rs). A distância da pia à geladeira deve ser a menor.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira.

cozinha-em-U

 Fogão – Principalmente em um apartamento, onde a ventilação é menor, um exaustor ou coifa sobre o fogão é essencial. Também é legal ter por perto um espaço para temperos, um suporte para os talheres de trabalho e um lugar para as panelas e gavetas com os demais talheres. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão, assim como o microondas.

 Pias e bancadas – Se for possível também é interessante ter por perto uma pequena bancada de apoio e também uma bancada ou armário para os eletrodomésticos, como liquidificador e etc.

A pia ideal deve ter duas cubas e espaço inferior para uma lavadora de louças e gavetões, mas dentro da realidade que estamos tratando, uma ideia inteligente para as bancadas pequenas é que elas não precisam necessariamente ter as cubas centralizadas. Em uma bancada 1,20m, por exemplo, é melhor deixar 15cm de um lado, colocar a cuba de 45cm e ter 60cm de bancada do outro lado, do que ter a cuba no centro e sobrar duas laterais de bancada de cerca de 35cm cada, que no máximo conseguem acomodar uma panela. Mas, para isso, você tem que mandar fazer, as bancadas com pia vendidas prontas sempre terão as cubas no centro.

 Pisos e Revestimentos – No caso dos pisos, o ideal é que sejam antiderrapantes, fáceis de limpar e pouco porosos.

No caso dos revestimentos, e isso vale também para os pisos, foi-se o tempo em que tudo deveria ser branco, hoje as cores tomam conta das cozinhas, principalmente com o uso das pastilhas das mais diversas tonalidades.

Os revestimentos de armários devem também ser escolhidos de acordo com a facilidade de limpeza, cuidados de manutenção e resistência e também poder ser coloridos, viu?

 Iluminação – A iluminação é outro ponto importante: As bancadas e fogão devem ser bem iluminados. O melhor é ter o máximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo, mas como isso também é raridade nas novas construções, a opção são luminárias descentralizadas: no teto um trilho de spots ou um plafon fechado para não acumular gordura e alguns spots direcionados sobre a bancada e o fogão são suficientes. Se houver um canto de refeições, o ideal é que ele seja iluminado também. O uso de pendentes é uma boa opção e estes devem ficar a uma distância entre 70 e 90cm da bancada.

 Elétrica: É muito legal no dia a dia ter várias opções de tomadas para não precisar ficar usando benjamins e extensões que não são exatamente seguros. Quatro tomadas na bancada podem facilitar o seu café da manhã, por exemplo, quando você resolver ligar a cafeteira, a torradeira, uma sanduicheira e o liquidificador.

Dependendo da planta da sua cozinha e do que você costuma usar, vai precisar de mais pontos de hidráulica, como por exemplo para a lavadora de louças ou para as geladeiras que possuem dispenser de água ou gelo.

 

No post de amanhã, vou trazer imagens de cozinhas pequenas, porém funcionais e aconchegantes. Aguarde!

Fotos: ABNT e Valinhos-Decoração

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cozinhas pequenas – Como usar?

  1. Pingback: Cozinhas Planejadas com Pastilhas (2) | BLOG - SINCENET PASTILHASBLOG – SINCENET PASTILHAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s