Presentinhos de comer: azeites aromatizados

Como uma pessoa que gosta de comer bem, adoro receber e dar presentinhos de comer e acredito que se o presente é feito pela pessoa, fica ainda mais gostoso, por isso a partir de hoje, publicarei uma série de receitinhas que podem virar presentes deliciosos.
Uma coisa bacana quando o presentinho é feito por você, além do carinho de ter feito com suas próprias mãos, é investir em uma embalagem bacana, assim você conquista o presenteado pelos olhos e pela estômago.

Hoje, as primeiras receitas serão de azeite aromatizado, já dei esta dica há uns anos e fez sucesso, eu particularmente adoro e é muito fácil. Estas receitas e dicas são do chef Alex Atala, tiradas dos livros “pro uma gastronomia brasileira”. Tem para todos os gostos,então que tal presentear aquele amigo que adora bancar o chef ou o que é amante de uma boa mesa? Vão agradar com certeza! 

Agora, uma dica, escolha vidros bonitos, faça uma amarração com fitas ou palha ou coloque num saquinho especial, isso acrescenta charme ao seu presente.

Atenção:

Não use azeite extravirgem: quando aquecido, ele perde suas qualidades.

Despreze totalmente os talos das ervas frescas, pois aceleram o processo de decomposição do azeite.

Azeite aromatizado com manjericão

(1 maço de manjericão, 300 ml de azeite de oliva)

Deixe as folhas de manjericão em água fervente por 30 segundos. Coe e rapidamente coloque-as em água bem fria, para dar uma cor mais viva ao azeite. Delicadamente, aperte as folhas, retirando o excesso de água. Bata-as no liquidificador com o óleo por cerca de 1 minuto. Aqueça em uma panela (sem ultrapassar 80ºC) por 10 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coe no coador de malha fina.

Azeite com Ervas Exóticas

(80 gramadas de hortelã, coentro, 400 ml de azeite de oliva)

Separe as folhas dos talos e pique-as sobre uma tábua. Misture-as ao óleo e aqueça a 80ºC por 50 minutos no fogo baixo em banho-maria (sem deixar entrar em ebulição), para que as ervas liberem aroma e sabor ao óleo.

Azeite de Baunilha
(3 favas de baunilha, 500 ml de azeite de oliva)

Com uma faca, abra as favas de baunilha no sentido do comprimento. Retire as sementes com a ponta da faca e misture-as ao óleo. Aqueça essa mistura numa panela a uma temperatura inferior a 80ºC durante 50 minutos, no fogo baixo e em banho-maria, para que a baunilha libere seu sabor.

Azeite de Tomate

(350 gramas de extrato de tomate, 1 litro de azeite de oliva, sal)

Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Deixe por cerca de 2 horas, mexendo algumas vezes para que o extrato não grude no fundo. Pare de mexer e continue aquecendo a mistura por mais duas horas, no fogo baixo e em banho-maria. Retire do fogo e espere esfriar. Passe por uma peneira com um pano e descarte o extrato de tomate restante.


fotos: planeta azul, delicias da pipa, comida espanholha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s