A vida imita a arte

Certas notícias acabam chamando a atenção pelo inusitado e esta, além de me causar curiosidade, me deixou emocionada pela história que trazia embutida: um apartamento foi reaberto em Paris depois de 70 anos. Isso mesmo, um apartamento em Paris ficou absolutamente fechado por todo este tempo e é lógico que ao ser aberto, tal como uma tumba, contava histórias, através dos móveis e objetos que guardava.


O apartamento pertenceu à Sra. Marthe de Florian, atriz e socialite francesa da Belle Époque, que se mudou para o sul da França em meados de 1944, fugindo da guerra e não só nunca mais retornou, como nunca falou a ninguém sobre a existência do imóvel. Como veio a falecer recentemente, aos 91 anos, seus herdeiros iniciaram a busca por um inventário para que seus bens pudessem ser divididos e então descobriram o apartamento que foi reaberto.

Olhando as fotos, é possível imaginar que dentro daquelas paredes, o tempo parou e tudo ali continua intacto, como se sua dona tivesse ido na esquina tomar uma café. A espessa camada de poeira é a única intrusa ali.

Chama atenção, a presença de um Mickey Mouse, que de certa forma, faz a conexão entre o passado e o presente. Mas o verdadeiro tesouro são um quadro de uma bela mulher vestida de rosa, a Sra. Marthe de Florian, aos 24 anos de idade e um maço de cartas de amor amarradas com fita. Descobriu-se então que o quadro foi pintado por Giovanni Boldini, um dos pintores impressionistas mais importantes de Paris da Belle Époque. Nas cartas havia declarações de amor para Boldini, de quem Marthe era amante e musa.

Eu achei esta história fantástica e fiquei pensando que daria um belo filme, não é?

Vejam as fotos do apartamento:

Os móveis, próprios da época, são de deixar qualquer fã do estilo de queixo caído:

A penteadeira fabulosa, com as velas usadas, parecem saídas de um conto de fadas

Olha o Mickey aí:

Isso é uma avestruz empalhada, moda da época
Marthe de Floria, aos 24 anos de idade, pintada por Giovanni Boldini

Fiquei louca com estes espelhos – lindos demais!

Fonte: Telegraph

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s