Sob o sol da Toscana

Assim como a Provence, a Toscana é uma região que me atrai muito, morro de vontade de conhecê-la, pois além de linda, é a terra do meu avô materno.

Filmes como Sob o Sol da Toscana e Cartas para Julieta se passam lá e são um deleite para os olhos. Já assistiu Sob o Sol da Toscana?

É um filme com a Diane Lane, que conta a estória de um mulher, que após a separação ganha uma viagem de presente para a Toscana e de lá resolve não voltar, compra uma casa “caindo aos pedaços”, comanda a reforma, se apaixona por um italiano e acaba vivendo feliz para sempre. É um filme médio, mas as imagens da casa, dos lugares, a rusticidade do lugar, as comidas, são simplesmente encantadores.

Daí um dia, descobri que o filme foi baseado numa história real, contada no livro do mesmo nome, pela escritora norte-americana, Frances Mayes. Ela se separou sim, mas diferentemente do filme, viajou com o novo marido para a Toscana, se encantaram pelo lugar e resolveram comprar uma casa lá.

Compraram Bramasole (é a casa tem nome), que fica num terreno com plantações de oliveiras e que é margeado por uma muralha etrusca(!!) do século 8 a.C. O livro conta a saga do casal para reformar a casa, se acostumar com os hábitos italianos, com a comida (ó que sacrifício!), enfim, um livro para ser devorado, pois tem até receitinhas. Enquanto eu lia, sentia o cheirinho de manjericão, sálvia, azeite, hummm.

E a história não pára por aí, o livro tem uma continuação, Bella Toscana, que comecei a ler agora, mas estou adorando. Recomendo os dois! E você, assistiu ao filme? Leu o livro? Gostou?

Ah, paguei 18 reais em cada livro, na Nobel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s