Bolo de chocolate mais que perfeito

No sábado foi aniversário da minha enteada e, como não poderia deixar de ser, resolvi assar um bolinho pra comemorar. Tá certo, eu podia sair e comprar um bolo, mas acho que bolo feito em casa é outra coisa. Em casos como estes, prefiro ter trabalho.

Daí, resolvi fazer meu bolinho de chocolate tradicional. Sabe que eu não conseguia fazer bolo de chocolate há uns anos atrás? Sempre solava, até que um dia encontrei a receita salvadora no encarte de oferta de uma rede de farmácias. Lá estava o pulo do gato: a farinha não poderia ser batida no liquidificador ou na batedeira, deveria ser misturada à mão. Pronto, nunca mais meus bolos de chocolate deram errado.

Com o tempo, fui aprimorando minha receita e ela ficou assim:

2 ovos
1/2 copo (americano) de óleo de canola
1 copo (americano) de açúcar mascavo
1 copo (americano) de leite morno
1 copo (americano) de cacau em pó
2 copos (americano) de farinha de trigo
1/2 copo (americano) de amido de milho
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
gotas de essência de baunilha

Bato no liquidificador (pode ser na batedeira também, é que a minha quebrou) os quatro primeiros ingredientes. Depois, passo esta mistura para uma vasilha, acrescento a farinha de trigo e o cacau e vou mexendo devagar até ficar uma massa homogênea, se tiver dificuldade, para não formar grumos, use um fouet. Em seguida, acrescente a baunilha, o bicarbonato e por último o fermento, misturando delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média. No meu forno, leva cerca de 30 minutos. Espere esfriar para desenformar.

Para molhar o bolo, usei leite de coco adoçado, nem medi, fui aplicando até achar que estava úmido, sem ficar mole. Minha intenção era fazer um bolo prestígio, por isso, para o recheio usei uma lata de leite condensando, 100 gramas de coco ralado grosso e 1/2 vidro de leite de coco. Misturei bem e usei, sem levar ao fogo.

Para a cobertura, um brigadeiro mole e chocolate granulado para disfarçar as imperfeições. Devo confessar que não sou muito boa nesta coisa de confeitar bolos. E ficou assim e ficou muito bom!

Gostaram da receitinha?

O prato lilás é da lojinha (prato Color)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s