Dia dos professores – lembrancinhas



Se existe uma profissão desvalorizada no Brasil é a de professor e o pior, é que ela é uma das mais necessárias. Alguém consegue imaginar sua vida hoje, sem os professores que teve no passado? É claro, que como em tudo na vida, tem gente boa e gente ruim, mas eu ainda me lembro da dona Maria Aparecida, minha primeira professora, há mais de 35 anos. E me lembro de outras também, como a Terezinha de História, no colegial ou o Marcel, na faculdade de jornalismo, enfim, vários foram muito importantes na minha vida.

Minha filha tem 15 anos e está na fase de reclamar dos professores, não gosta de praticamente nenhum e eu acho normal, depois passa e ela vai se lembra com carinho deles. Rebeldia pura!

Já, o Pedro Henrique, do alto dos seu três anos, tem cinco “tias”* na escolinha, onde passa quase o dia todo. Três são professoras e duas são auxiliares, que recebem as crianças no portão, brincam no parquinho, dão almoço, banho, trocam fraldas dos que ainda precisam, enfim, verdadeiros anjos da guarda do meu menino. Sempre que posso agradeço pelo carinho delas (tudo bem, eu pago e pago caro, mas escolhi esta escolinha porque dentro das minhas avaliações era a melhor e também porque precebi o carinho e o cuidado das professoras e auxliares com as crianças). Agradecer nunca é demais!

Então, hoje mandei uma bandejinha de quarto pra cada uma delas, coisa simples, mas de coração, elas merecem.

Parabéns a todas as professoras, não apenas hoje, mas em todos os dias do ano, pelo trabalho essencial que fazem!

* há dias atrás, recebi o comentário de uma leitora do blog, pedindo que eu não chamasse mais as professoras do meu filho de tia e resolvi falar sobre isso hoje. Eu conheço a luta dos professores pelo reconhecimento profissional, já trabalhei na APEOESP e no Sindicato dos Professores e em nenhum momento, quis minimizar a atuação profissional delas. Escrevi o tias com aspas, porque é assim que meu filho as chama e é assim também que elas se tratam entre si, na escola. Pode até ser errado, mas eu não quis de jeito nenhum desmerecê-las. Além disso, como eu disse, não são apenas professoras que ficam com ele, mas também as funcionárias da escola e todas são chamadas por ele e por todas as crianças de “tia”. Acho que na educação infantil fica difícil dissociar a professora da figura da “tia” e na minha modesta opinião, isso não diminui a professora. É claro, que ninguém vai chamar de tia a professora do ensino médio etc, mas uma criança de 3 anos, não vê a professora como professora e sim, como “tia”.

Posso estar errada, mas esta é a minha opinião, sem intenção de ofender ninguém.

54 pensamentos sobre “Dia dos professores – lembrancinhas

  1. Oi Claudia,Acompanho quase diariamente seu blog e adoro as coisas que voce faz.Acabei de criar um blog pra mim, com a mesma inspiração do seu:”a compra da minha casinha”.Nem preciso dizer o tamanho da minha felicidade, pois voce ja viveu isso e sabe muito bem, ne? rsrsEntão, preciso de ajuda para customizar o meu bloguinho, pois ele ta muito feinho, ja tentei ajuda do “be a ba do blog”, mas nao consegui muita coisa…por favor se tiver como, me de algumas dicas.Mais uma vez parabens, to sempre te visitando,Abraço

  2. Oi Cláudia, as badejinhas ficaram muito mimosas, muito delicadas, adorei! Na escola da minha filha, que é Municipal, eles aboliram o termo tia, eu até entendo as meninas, mas é preciso fazer muito mais pela valorização das professoras, e simplesmente abolir o termo ” tia” não vai resolver isto. Acho que é porque existe uma certa disparidade de tratamento, inclusive dentro da própria prefeitura, entre as professoras do ensino infantil e as professoras do ensino fundamental, que teoricamente são mais valorizadas e ganham mais. As professoras das primeiras séries querem ser valorizadas como tal, e acho muito justa a reivindicação. Mas como disse, esta valorização passa por outros caminhos mais. Beijocas

Deixe um comentário

