Orquídea e manjericão


Há cerca de dois meses, marido chegou em casa com essa belezinha aí – eu amo orquídeas e ainda não tinha uma destas – a famosa “chuva de ouro”.

Sempre que ganho uma orquídea fico preocupada em não deixar a planta morrer nem ficar feinha, porque sei que ela é bem delicada, então fui procurar na internet como cuidar. E, nesta foto tirada hoje de manhã dá pra ver que ela até perdeu algumas flores, mas também ganhou algumas novas. Tá linda, não tá?

Como cuidar?
As Oncidium (Chuva-de-Ouro) devem receber luz ambiente de 50%. Quanto à temperatura ideal, recomenda-se 27 ºC e a umidade relativa do ar deve variar entre 50 e 70%, com ventilação natural. A rega também exige atenção: as orquídeas não suportam rega constante. Sua raiz é como uma esponja e o excesso de água a coloca em perigo. Deixá-las com água na base (no prato) faz com que a sua raiz apodreça ao longo do tempo. Mas na verdade não há regras e o que vale é ficar de olho. No verão, convém regar a cada dois dias. No outono e primavera, a cada três dias. E no inverno, basta uma vez por semana. (www.abcorquidario.com.br)

Além das flores, adoro ter em casa ervinhas pra dar um sabor especial à comida. E uma das minhas preferidas é o manjericão. Dia desses, recebi um email pedindo dicas de como cuidar do manjericão.

Gente, eu comprei há cerca de um ano a mudinha no Carrefour, passei pra um vasinho maior e a deixei no vitrô da cozinha, onde bate bastante sol de manhã. Quando ele começou a crescer muito, dividi a planta em duas e passei a maior delas pro canteiro do quintal. E elas não param de crescer (a do quintal está com uns 60 cm de altura). A que fica em casa, eu rego sempre que vejo que ela está meio murchinha, cerca de três vezes por semana e a do quintal, rego no final da tarde, todos os dias no verão e uma dia sim e outro não no inverno.

Pra tirar muda, é só arrancar um galhinho, deixar cerca de uma semana na água, que ela rapidamente cria raízes, daí é só plantar em um vasinho. Simples assim.

Anúncios

14 pensamentos sobre “Orquídea e manjericão

  1. QUE DELÍCIA DE POST!Que delícia ver vc e suas plantas.Adorei, querida.A chuva de ouro está o máximo, porém o manjericão! De BABAR!!!!Os meus sofrem aqui em apê que vc não imagina…Beijo e obrigada pelos recadinhos sempre (estou mega relapsa… até comigo… corridas? Ih, faz tempo…)

  2. OiiiObrigada pelo carinho de seu recadinho em meu blog viu!!!!Adorei suas plantinhas e dá pra perceber o quanto vc é cuidadosa com elas..rseu tb adoro plantas e bichos tb rsrssabe..voce mora bem pertinho de mim…moro em Artur Nogueira agora e antes morávamos aí Campinas tb…rs..vizinhas!!!Uma ótima quarta-feira pra vc!!!bjs

  3. hum que maravilha e ter plantas e um temperinho a mao assim! Eu aqui em casa tenho cebolinha, mas ela ta ate morrendo. Ja as flores estao uma beleza, dao uma vida a casa sem igual!bjus

  4. Oi ClaudiaAdoro essa orquidea…tenho elas num vaso em que tenho uma palmeira fenix….pena que só florescem lá por outubro…estou louc apra fotografar!E o manjeriçaõ está lindo também.bjus ana maria

  5. Eu amoooooo manjericão.Na minha opinião casa perfeitamente com tomate. Seja no molho ou numa simples saladinha.Obrigada pelas dicas de plantio e cuidados. Vou plantar um pra ter sempre fresquinho.Bjs

  6. Olá Claudia,Até agora não tenho tido sorte com manjericão, mas estou tentando, não desisto, uma hora ele pega rsrss…Mandei pra você o desafio das letras, acho que não viu..Ah… a moldura está prontinha,vai lá ver, espero que goste.Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s