Os cupcakes da Lu

Minha filha Luíza tem demonstrado aos poucos um certo interesse pela cozinha, mas como toda pessoa normal, não gosta daquela estória de cozinhar todos os dias – quer é inventar receitas diferentes e só quando tem vontade!

Há alguns dias, ela me disse que tinha procurado na internet duas receitas que queria fazer: as famosas panquecas da Nigella (que ela ainda não fez) e cupcakes, que ela achava lindinho e queria muito fazer. Fui atrás dos corantes e do açúcar de confeiteiro que não tínhamos em casa e no sábado, à tarde, ela fez os bolinhos. E ficou super animada com o resultado, tanto que já está querendo fazer mais e começou até a pensar em fazer os bolinhos como lembrança de sua festinha de 15 anos em julho. Será que a animação dura até lá?

Bem, a receita está aí embaixo, é super rápido de fazer e fica realmente muito gostoso, muito leve e nem um pouco enjoativo.

Cupcakes de Baunilha
1 xícara de açúcar
150g de margarina sem sal(temperatura ambiente)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 xícara de leite
15 gotas de essência de baunilha
e pitada de sal
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
2 ovos (temperatura ambiente)

Bata na batedeira o açúcar, a margarina e os ovos. E, seguida, acrescente os demais ingrediente, sendo que o bicarbonato e o fermento devem ser colocados por último e misturados suavemente com uma colher (não use a batedeira!).

Coloque a massa nas forminhas de papel próprias para cupcakes e se tiver uma assadeira de cupcakes fica bem mais fácil: é só colocar as forminhas na assadeira. Se você não tem, dentro de uma assadeira comum, espalhe as forminhas. Ela também usou algumas forminhas de silicone em formato de estrela e coração que tínhamos em casa. Coloque a massa até a metade das forminhas porque ela cresce bem e se passar muito, os bolinhos não ficam tão bonitos.

Leve os bolinhos ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até começarem a dourar, não deixe ficar muito dourado pra que fiquem mais macios.

Depois de assados e já frios, a Lu usou o meu injetor de temperos (que parece uma seringa) e colocou nos bolinhos geléia de morango e nutella diluída em um pouquinho de leite (mas o recheio é opcional porque ele fica bem gostosinho sem o recheio também).

Para cobrir, ela usou glacê real:
1 clara de ovo
250 gramas de açúcar de confeiteiro
suco de meio limão

Bata a clara em neve, e depois acrescente os outros ingredientes, batendo até que esteja bem firme. A Lu dividiu o glacê em duas partes: em uma acrescentou gotas de corante rosa e em outra, violeta. Cobriu os bolinhos por cima espalhou confeitos coloridos de estrela.

A receita rendeu cerca de 13 bolinhos. Não ficaram lindos?

Ah, ela só reclamou de ter que limpar a cozinha depois, disse que não gosta nada dessa parte. Boba, né?

Anúncios

23 pensamentos sobre “Os cupcakes da Lu

  1. Eu amo cupcakes!! Alem de lindos eles sao deliciosos, e faz uma presenca enorme! Com certeza vai deixar a festinha ainda mais bonita. Mas realmente vamos ver se a animacao vai ate la, ainda mais tendo que limpar a cozinha depois! hehehebjks

  2. Lindos!!!!! Que gracinha…meu filho e a namorada fizeram um curso de cup cake na casa gourmet, foi o máximo, sempre eles fazer e dão de presente (dia das mães, natal)….essas crianças são fofas demais,parabéns pra sua filhota

  3. Minha filha adora (e eu também) estes bolinhos e hoje aproveitarei sua receita para faze-los com ela.Os da sua filha ficaram lindos e também não curto o depois da diversão. Ter que encarar a louça não é brincadeira!!!!!

  4. menina,me diz onde se compra a fôrma p/ os cupcakes?!estou doidinha p/ fazer p/ a festa do Caio( tb é em julho)!ainda nao achei aqui pelo meu bairro!beijos!ah! os bolinhos parecem apetitosos!hummmm

  5. E ficou tão bonitinho… e convidativo a abocanhar! …ehehehe…Sobre o que comentou no post que convida aos comentáiros, pois é, Claudia. Sabe que já ouvi falar nessa relação visitas X comentários com relação aos blogs? Curioso, né? É por isso que me deu um faniquito para saber a razão e aproveitar para conhecer um pouco mais quem passa no Bicha… ehehehehe…Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s